De Fernando de Pádua

6.5.11

Dia Mundial da Voz - 14 de Abril

Foi-me atribuído o Prémio VOZ 2011, no Dia Mundial da Voz (14 de Abril), homenageando a voz tantas vezes ouvida de quem chamaram “O Pai da Prevenção, e da Promoção da Saúde, em Portugal”.
“Deus pensa, o homem sonha e a obra nasce”, comecei eu por dizer, quando chamado ao palco, recordando assim ser este Dia Mundial obra do Prof. Mário Andrea, a qual ao fim de 9 anos já existe na maior parte dos países em tudo Mundo (Imodesto, recordei ter eu criado o Mês do Coração, em Portugal …).

Não querendo ficar por aqui, usei a minha voz uma vez mais, e pedi a cada um dos presentes que pensasse nas maiores ou menores maleitas made by man (doenças feitas pelo homem) de que porventura já sofram, na sequência de comportamentos menos saudáveis, e as usassem como tema de conversa com os sub-20 lá de casa (filhos ou netos, menores de 20 anos) passando para eles o seu conhecimento pessoal das causas, mas sobretudo disponibilizando-se para os ouvir também nas suas dúvidas, o que talvez esteja falhando. Ajudá-los-ão assim a poderem assumir o comando das suas próprias vidas, interiorizando atempadamente o modo de evitar os riscos, em vez de olhar estes como frutos proibidos que querem provar (o tabaco, o álcool, as gorduras ou a preguiça, p. expl.), ficando assim “viciados” e doentes (tabagismo, hipertensão, diabetes, obesidade, sedentarismo), como está a acontecer cada vez mais em todas as regiões mais desenvolvidas do Mundo.
E terminei agradecendo ver tantos amigos na sala!
O prémio, que o Reitor da Universidade Clássica (Prof. António da Nóvoa) me entregou (e o Montepio doou), é uma artística peça de acrílico trazendo gravado a laser no seu interior, a três dimensões, o aparelho laringotraqueal (que no meu sentir até parece ali ser uma linda orquídea).

Obrigado Mário. Obrigado a todos!

Quero juntar neste mesmo blogue, e neste “todos (para que conste no futuro), alguns dos nomes que mais ajudaram a minha voz, difundindo com ela e a minha imagem, na TV, conselhos sobre a prevenção das doenças cardiocerebrovasculares e a promoção da saúde para ajuda à nossa população.
José Manuel Tudela e Luis Andrade com “O seu Motor”, Margarida Mercês de Melo em “Tudo em Familia” (com Maria de Lurdes Modesto), “Consultório” com Raul Durão (e Pedro Lisboa!), “Herman Sic” ( e o “desfibrilador” portátil: …) “O Minuto do Coração” (Nuno Santos), “Sociedade Civil” sempre com Fernanda Freitas! E muitos outros como Joaquim Letria, Fátima Lopes, Manuel Goucha, Sónia e João Baião (“Bom dia Portugal”), etc., etc., etc., sem esquecer o Senhor General Ramalho Eanes, que um dia me abriu um estúdio secreto no Conselho da Revolução, de onde pude fazer chegar a minha voz (e de outros Professores da minha Faculdade: Cid dos Santos, Torres Pereira, Celestino da Costa …) aos antigos universitários, trabalhando como Joões Semana nos Concelhos do interior mais profundo do País, e portanto bem longe dos nossos ensinamentos em Lisboa.
Todos, todas, e muitos mais (todos os colaboradores, e as Rádios, Jornais e Revistas) deram o seu contributo para as comendas e colares que me impuseram o Presidente Jorge Sampaio (Colar de Grande Oficial da Ordem de Santiago da Espada) e a Ministra Ana Jorge e o Director Geral da Saúde, Francisco George (Prémio Nacional da Saúde) pelo meu contributo para a mais saúde das populações!!
P.S. – Estamos a preparar, com o Skype, o “e-coração” aberto ao Mundo, a partir do meu “Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva” e da “Fundação Professor Fernando de Pádua, para a Promoção da Saúde e melhor Qualidade de Vida”!,