De Fernando de Pádua

2.5.11

Música Maestro
17 de Abril

Várias vezes tenho aqui falado do jovem Maestro Gustavo Dudamel, celebrado por ter sido educado nas favelas de Caracas (Venezuela) onde um programa espectacular já tirou da rua centenas de crianças, entusiasmando-as com a música clássica tocada nos seus próprios violinos! Têm crescido em anos e autoestima, e já tocaram em Londres e Nova Iorque! E o próprio Dudamel tem transmitido a sua chama e a sua alegria a um sem número de jovens maestros noutros países.

Sérgio Tiempo, hoje arrebatou-nos a todos no Centros Cultural de Belém (no Festival de Música, onde o meu Zé Manuel me leva todos os anos), ao tocar com máxima perfeição (e energia!) o dificílimo concerto nº 3 de Rachmaninoff. Ao vê-lo e ouvi-lo só me lembrava, pela novidade e pela entrega, o Dudamel!... Afinal Sérgio Tiempo, para além de ser dele compatriota, actua sob a sua batuta na Orquestra Simon Bolivar em Caracas!!!

Não posso esquecer citar aqui uma vez mais (e propagandear) as inúmeras orquestras similares que estão pululando em autarquias nossas por todo o país, algumas delas com ajuda da própria Fundação Calouste Gulbenkian.

Na verdade “o voluntariado” tem recursos e propostas cada vez mais inovadoras, e mais contributivas para a criação de um mundo melhor!