De Fernando de Pádua

11.2.11

José Mourinho – The Special One

Não criei regras para escrever no meu blogue. Obedeço a súbito impulso quando algo me impressiona, e se estou livre e consigo escrever aí fica um pensamento. Assim me desculpo por às vezes elogiar um ou uma desportista cujo feito me entusiasmou ao ver a notícia, e falho com muitos outros de que, a maior parte das vezes, poderei até nem ter tido conhecimento, e por isso cito tão poucos nomes. Quando escrevo algo é porque aconteceu ler a noticia, ter ficado impressionado e não esquecer escrevê-lo.

Mas com o actual ídolo nacional – José Mourinho – seria imperdoável! Os sucessos e a maneira como os viveu, e agora o culminar da FIFA – “o melhor treinador do mundo”! É obra! E não mais será superado porque, mesmo que o sigam mil outros nomes, o dele terá sido sempre o primeiro! Neste súbito impulso sinto até necessidade de citar Maradona: “nem um só, ouvi alguma vez dizer mal de ti!!!”
E quem ouviu (eu, duas vezes) a história da sua vida na TV, não pode esquecer as frases dos seus melhores jogadores, o que disseram sobre o seu envolvimento, apoio e calor humano, em momentos muito especiais.
Homenagens e respeito profundo pelos sentimentos de todos os membros das diversas equipas daqueles países duplamente frios (Inglaterra, Holanda) assim revelados como correspondendo a momentos únicos e inesquecíveis das suas próprias vidas.
Verdadeiro homem de excepção! Foi a estes Lusos que Camões se referiu quando disse que se iam “da lei da morte libertando”!
30.01.2011