De Fernando de Pádua

23.8.07

PROGRAMA CINDI-SUB 20 – HIPERTENSÃO NAS CRIANÇAS

Em boa hora a Sociedade de Hipertensão lança o alerta sobre a hipertensão juvenil e até infantil (DN 22.08.07). Mais uma vez se revela a actualidade do nosso Programa CINDI SUB 20, promulgando “crianças saudáveis em famílias saudáveis”.

Três pontos quereríamos ajuntar às palavras do Presidente da “nossa” Sociedade (sou Sócio Honorário).

1 – Costumo dizer que a tensão não se sente, mede-se! Se a hipertensão se não sente, menos ainda a pré-hipertensão! É preciso, de facto, medir a tensão às crianças!

2 – A hipertensão secundária, até com causas curáveis, só será procurada, e tratada, depois de se reconhecer que existe HTA – Mais uma razão!

3 – Estamos em Portugal, e se a obesidade e o sedentarismo ajudam à subida da tensão, (e ao aparecimento de diabetes) também é muito importante reduzir substancialmente o sal, pois somos campeões no seu consumo! Não podemos por isso esquecer essa receita, primordial para todos nós, crescidos e pequenos: – cortar no sal!!!

1 Comments:

Blogger  said...

não sei se a rádio repetiu correctemente as prevalências de hipertensão que o estudo encontrou, mas o que ouvi pareceu-me muito elevado. valia a pena esclarecer melhor.

2:15 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home