De Fernando de Pádua

7.5.08

MAIO É O MÊS DO CORAÇAO?

Maio é o mês do coração de nós todos. Mas o mês do seu coração deve ser o mês em que faz anos – e assim haverá no ano inteiro pessoas atentas ao coração, à tensão, ao passeio a pé, e essas vão ajudando outras à sua volta a olharem também pelo seu coração.

Maio é também o mês do meu coração – que melhor maneira de o festejar que assinar um Protocolo em Almodôvar – “terra do meu coração” – com uma equipa entusiasta, com mãos cheias de solidariedade, a comprometerem-se todos, o Presidente da Câmara António Sebastião, a Dra. Maria do Rosário Directora do Centro de Saúde, e todos os Professores, Pais e Avós sensibilizados para o CINDI dos Sub-20 (os jovens dos 0 aos 20 anos), todos decididos a ajudar todas a juventude de Almodôvar, para que não cheguem a adultos já com doenças pré-fabricadas: fumadores, pré-hipertensos, obesos e pré-diabéticos!

Todos os dias de Maio equipas vão passar por todas as diferentes freguesias do Conselho “pregando” saúde, medindo a tensão arterial, rastreando o tabagismo, controlando o peso e o índice de massa corporal e aconselhando, explicando e ensinando como promover a saúde, combater a preguiça e evitar o tabaco, o álcool, o sal e as gorduras!

Tudo isto vivi ontem, 5 de Maio, com os familiares (com os jovens da minha infância), com os Pais que já eram Pais e agora são Avós, e com os Professores, Autarcas e Crianças, todos devotados a esta causa, querendo já ser actores no Programa “Almodôvar + Saudável”.

E nasceu a Delegação de Almodôvar da “Fundação Professor Fernando de Pádua”.
Que enorme presente de anos eu recebi, no mês do meu coração!!!