De Fernando de Pádua

21.12.07

SABER VIVER AO ENTARDECER…

Sugestões para envelhecer com qualidade


Não resisto a transcrever o meu PREFÁCIO para este livro do Prof. J. Gorjão Clara:

«Quem não viu um pôr-do-sol luminoso, cheio de cores quentes e nuvens rosadas com uma bola de fogo a mergulhar silenciosamente no mar? O mundo é lindo e o entardecer é tão grandioso como o nascer do sol!

«Isso mesmo nos diz Gorjão Clara, neste livro de letras grandes (como deveriam ser todas as letras nos museus) escrito com o saber de experiência feito (experiência de tratar dos outros!...).

«Eu, idoso me confesso, ao não me reformar, trabalhando tanto ou mais do que antes, por gosto, ao fazer exercício físico todos os dias, tanto ou mais do que antes, com muito gosto, e ao acrescentar nos tempos livres os hobbies de que mais gosto e que estavam meio esquecidos (os selos e a música), estou preparando o meu entardecer, acreditando que é biologicamente possível atingir os 120 anos com saúde, e findar tranquilamente – como dizia o meu Mestre sempre citado Paul D. White – numa tarde solarenga, como uma vela que se apaga.

«Viver com qualidade o nosso entardecer, é aqui ensinado ao pormenor pelo Vice-Presidente da Fundação que tem o meu nome, e que disso fez seu lema:

“Promoção da Saúde e Melhor Qualidade de Vida”.

«Bem hajas meu Amigo!»

1 Comments:

Blogger leonor murjal said...

Não posso deixar passar este tema sem uma palavra ... ou melhor duas!
Primeiro, felicitar as pessoas com mais anos de vida, que se mantêm jovens de espirito e continuam a dar o seu contributo à sociedade.
A segunda não é uma palavra é antes uma informação que nos alerta para a necessidade de organizar a sociedade em função de cada vêz mais pessoas com muitos anos.
Calcula-se que a população portuguesa terá menos cerca de um milhão de pessoas em 2050 e estará ainda mais envelhecida, havendo perto de 2,5 idosos por cada jovem, segundo estimativas constantes do relatório do Conselho da Europa.
Em Portugal, estima-se que a população comece a decrescer a partir de 2010, atingindo os 9 302 500 habitantes em 2050. No entanto, o envelhecimento da população portuguesa vai continuar a aumentar, prevendo-se que em 2025 haja 173 pessoas com mais de 65 anos para cada 100 com menos de 15, e que em 2050 haja já 243 idosos para cada 100 jovens.

Estes números devem dar que pensar ...

9:40 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home