De Fernando de Pádua

3.6.09

OS MEUS QUERIDOS SUB-20, EM 1 DE JUNHO DE 2009

Hoje é “Dia da Criança” e ontem foi “Dia Mundial Sem Tabaco”.

Quantas das nossas crianças de hoje vão morrer por causa do tabaco, com cancro do pulmão, enfarte do miocárdio ou AVC?? Perguntem a quem sofre horrores com um cancro, se imaginou qualquer coisa de semelhante quando começou a fumar às escondidas!

Pois, para festejar o Dia da Criança, dêem-lhes uma pequenina lição, adaptada à sua idade. Digam dos perigos de fumar e digam como se cai neles. Contem o que aconteceu aos pais (ou aos amigos dos pais) que fumam e querem acabar com o vício, e não só as enormes dificuldades que têm em parar, como depois as recaídas frequentes – o melhor é mesmo não começar!!!

Avisem-nos, e não escondam os pormenores das doenças: o remédio é amargo mas não morrem por causa dele, a alternativa é que mata (e como faz sofrer!). Acreditem nos Sub-20 como eu: as crianças não são tontas. Nós é que não contamos com elas, ou não lhes contamos o que elas têm direito a saber!

Experimente e insista, por favor! Para bem deles e para que mais tarde não venham a dizer: se eu soubesse, se me tivessem dito!!... Só me proibiram, e não me explicaram porquê!!