De Fernando de Pádua

13.4.09

DIA MUNDIAL DA HIPERTENSÃO – 17 de Maio

O Prof. MacGregor, Chairman do Grupo WASH (World Action on Salt and Health), ao noticiar o êxito da “Semana Contra o Sal”, a que nos associámos (Fevereiro 2009), veio recordar atempadamente o dia Mundial da Hipertensão promulgado pela Liga Mundial Contra a Hipertensão (17 de Maio de 2009), que todos subscrevemos e vamos divulgar!

O tema deste ano é Sal e Hipertensão – dois assassinos silenciosos (à maneira dos nossos “três assassinos da população portuguesa – Hipertensão, Tabaco e Colesterol” – que vimos a denunciar na Comunicação Social desde os anos 70 (1972 – Luta Nacional contra a HTA).

A Liga Mundial destaca sobretudo três items que espero sejam recordados por todos os meios de Comunicação Social nacionais e regionais.
 A hipertensão arterial é a principal causa de morte no mundo;
 O sal é o principal causador da subida da pressão arterial;
 Se o consumo de sal fosse reduzido a metade, poupar-se-iam 2,5 milhões de vidas por ano em todo o Mundo

Eis uma boa maneira de cada um de nós se ajudar a si próprio e aos seus familiares: reduzir ao mínimo o sal na alimentação! E quem trabalhar na restauração (escolas, cantinas, restaurantes, hotéis) pode também ajudar à melhor saúde de muitas pessoas mais!!!
(ver também em:
http://www.worldhypertensionleague.org/pages/WHO.aspx
http://saude.sapo.pt/artigos/noticias_actualidade/ver.html?id=911340
http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/a+saude+em+portugal/noticias/arquivo/2009/1/semana+sal.htm http://www.tribunamedicapress.pt/rss/15388-portugal-adere-a-semana-de-alerta-para-consumo-excessivo-de-sal
http://www.subitoimpulso.blogspot.com/