De Fernando de Pádua

1.6.10

Almodovar O Concelho mais Saudável

Deus pensa, os Homens sonham, as Obras nascem. E a 26 de Maio até parecia já estar a nascer mais Saúde em Almodôvar, “a terra do meu coração”: projecto conjunto com o Presidente da Câmara e toda a Autarquia, que a Fundação Calouste Gulbenkian (o Prof. Doutor Jorge Soares!) ao ouvir-me contá-lo, na Aula Magna da minha Faculdade (há algumas semanas) resolveu de imediato apoiar, e de que maneira… aprovando logo todo o orçamento para 3 dos 5 anos do projecto, actuando sobre toda a população: os sub 20, os adultos em idade produtiva e os idosos, isto é, os “menos jovens”, que queremos alegro vivace!!!

Mais de uma vez se me embargou a voz na cerimónia protocolar, em Almodôvar, ao falar dos tios, e tios avós, e dos primos, da casa onde vivi e juntei tantos selos, do Convento onde andei à escola e levei as primeiras palmatoadas, da primeira namoradinha e dos primeiros doentes da minha vida (aprendendo com o Dr. Nazaré), da terra da trotineta belga e dos patins na estrada (sem esquecer que para lá fora viver logo no 1º ano de vida).

O Presidente da Câmara, Sr. António Sebastião esgotou-se a agradecer a todos, a elogiar todos e a convencer todos sobre a importância do Programa, e o Prof. Jorge Soares, falou com o coração nas mãos, sobre a Fundação Gulbenkian, o Prof. Rui Vilar e a Dra. Isabel Mota, e o seu apoio pessoal ao Projecto, do fundo do seu coração!

Todos estão vibrando, sente-se uma esperança latente, parece o começo duma nova era, fervilhante, recheada de optimismo e prometedora de muitos e saudáveis bons resultados.

A Obra nasceu!