De Fernando de Pádua

11.10.07

Raul Durão e a Saúde na TV

No dia em que tantos me festejavam pelo Prémio Nacional de Saúde, uma sombra caiu sobre mim: morreu Raul Durão que eu nunca esqueci.

O meu «pioneirismo e dedicação ao trabalho de promoção e prevenção, que contribuiu inequivocamente para a obtenção de ganhos de saúde» (assim diz o laudo do prémio) teve uma componente muito importante da televisão: pelas “mãos” de Fernanda Freitas mais recentemente (Sociedade Civil), Margarida de Melo nos dois anos que a antecederam (Tudo em Família) ou, há trinta anos, José Manuel Tudela (O seu Motor, que foi seguido por toda a população pois ao tempo havia uma só Tv).

E a verdade é que Raul Durão, também num programa que não vi ainda citado (“Consultório”), conseguiu pôr-nos, a mim e ao Prof. Pedro Lisboa, em conversas animadas, durante mais de meia hora semanal, com os telespectadores que nos iam consultando.

Ao final, o Raúl prestava homenagem às dezenas de pessoas que não tinham conseguido entrar no Programa, projectando no petit ecran os nomes de todos os que tinham tentado ligar, e das terras de origem, verdadeira demonstração da grande audiência que conseguia conquistar com a sua afabilidade e know how.

Era um verdadeiro serviço cívico de Raul Durão (e nós dois também) na RTP, quando ainda ninguém nisso falava!