De Fernando de Pádua

28.5.08

DIA MUNDIAL DA HIPERTENSÃO (HTA) - Meça a pressão aerterial em casa

O nosso Mês do Coração foi presenteado com mais uma data – Dia Mundial da HTA, a 17 de Maio. Foi no 1º Dia Mundial da HTA em 7 de Abril de 1972 que começámos a festejar o dia do Coração, dia que depois foi semana, e por fim ficou mês, devido à entusiástica adesão do País inteiro e de toda a comunicação social, ano após ano.

O lema que a Associação Mundial de Hipertensão lançou este ano é velho conhecido de todos nós. Foi na década de 70 que desencadeámos a criação de postos de controlo da HTA em centros de enfermagem, quartéis de bombeiros e por fim os Centros de Saúde aderiam espontaneamente e centenas de pessoas compraram um esfigmomanómetro.

Pedimos e continuamos a pedir ajuda às Igrejas que mais do que nunca a deveriam dar, quando a própria Pastoral recomenda que além de ajudar os doentes a Igreja deve ajudar as pessoas a não serem doentes. À saída, em Domingos e dias santos, é uma hora de relax onde um ou dois voluntários podem medir a tensão arterial a todos os que o solicitem, descobrindo assim muitos “hipertensos desconhecidos”, e ajudando à vigilância de alguns que estão em tratamento!

Uma ajuda preciosa surgiu duma classe muito sabedora e prestigiada de profissionais de saúde – os Farmacêuticos, pioneiros no Distrito de Setúbal (Programa CINDI Portugal, Governo e OMS) e depois em colaboração com a Associação Nacional das Farmácias, a nossa Luta contra a HTA obteve assim ajuda preciosa, uma vez que para lá da literatura também CDs educativos, campanhas organizadas e formação especifica tem sido doados pela ANF.

Meça a tensão arterial em casa é o aviso reiterado agora, em todo o Planeta, pela Associação Mundial da Hipertensão. Na sua casa (e na dos amigos e vizinhos) na sua farmácia, na sua Igreja e em todos os locais possíveis não deixe de controlar a tensão arterial fora das visitas ao seu médico (para melhor tratamento e evitar a “tensão da bata branca”) – o controlo da hipertensão, a melhoria da pré-hipertensão e a promoção da (saúde mantendo a tensão normal-baixa) são um seguro de vida que se deve fazer desde pequeno! E apelo para os Sub-20 (jovens dos 0 aos 19 anos): façam desde já um seguro mental contra o sal, o tabaco, o álcool, a diabetes, a obesidade e o sedentarismo. E apostem na actividade física!

Que cada um, jovens e adultos, aprenda a cuidar de si próprio. O seu coração - e as pessoas que nele guarda - todos agradecem!!!