De Fernando de Pádua

7.5.08

MUSICA E QUALIDADE DE VIDA

Vi uma vez Rao Kiao, num Congresso de Cardiologia, tocar flauta no Mosteiro da Batalha, ele próprio deslumbrado pela sonoridade daquelas abóbadas.

Vi em Praga há poucos anos, múltiplos concertos em capelas, igrejas e algumas catedrais profusamente noticiados nas ruas da cidade. E ainda corri deste para aquele programa, duma para outra capela, querendo aproveitar as obras de que mais gostava.

Tentei ainda, à volta, em defesa da qualidade de vida, que se fizessem concertos nas Igrejas do nosso País, sábado ou domingo à tarde, após ou antes das cerimónias da Missa. Os idosos andariam a pé para lá ir, e os netos podiam acompanhá-los e ampará-los, à ida ou à vinda, e todos beneficiariam: exercício, lazer e convívio intergeracional. Os nossos coros comprovam a qualidade acústica dos templos e a música eleva-nos a todos. Ainda tentei um pequeno quarteto patrocinado pela nossa Fundaçao, na Igreja de Sta. Isabel, em Lisboa sensibilizando para tanto o Padre José Manuel. Sol de pouca dura – cada um dos estudantes do Conservatório divergiu para destinos opostos, e tudo findou antes de começar. Não fui mais compreendido.

Relembro tudo isto ao ver nos “sessenta minutos” da Sic – um visionário na Venezuela, que apostou em ensinar música clássica às crianças dos bairros de lata em Caracas, a contar do seu entusiasmo e do seu sucesso. Neste momento há 300.000 (!!!) crianças no País divididas em pequenas orquestras por cidades e aldeias. Começam a sentir-se gente aos 3 anos, transportando pequenos violinos, trompetes ou clarinetes. Os mais velhos – antigos casos difíceis, com cicatrizes de lutas na face, a tocarem, melhor ou pior, mas felicíssimos, e outros já em grandes orquestras, que foram recebidas no Carnegie Hall em Nova Iorque ou no Royal Festival Hall de Londres!

Visionário sim, mas quem viu o programa, viu o entusiasmo das crianças, viu as dimensões dos conjuntos, viu até o incrível dinamismo do jovem maestro de uma orquestra de mais de 100 elementos, ele também Sub-20, até aí sem rumo.

Onde está o nosso melómano que resolve criar o 1º quarteto no Casal Ventoso ou na Cova da Moura??? 300.000 é um milagre de anos de luta! Mas que melhor qualidade de vida se pode dar para quem quase vida não tem? 3? 30? 300? O importante é começar!