De Fernando de Pádua

5.11.07

“O meu CINDI SUB 20… e como eu me vi hoje!

Contei há dias como um amigo me viu, e me falou dos SUB-20.

Nestes 50 anos da RTP mão amiga deu-me hoje um DVD com “O Seu Motor”, programa que José Manuel Tudela me ajudou a fazer, em 1979. Vaidoso – como já me chamaram – deliciei-me vendo-me com cabelo preto, grossos óculos e falando bem, ao lado de Pereira Miguel, Correia Nunes, Gil Forte, Miguel de Sousa e Pais de Lacerda (e Maria de Lourdes Modesto – cozinhando com pouco sal e pouco colesterol) todos muito novos, empertigados, e explicando a prevenção cardiovascular, como controlar a tensão reduzindo o sal, o nosso pão salgado, e o peso e não começar a fumar! E já falávamos nas crianças e como lhes dizer o que deviam e não deviam fazer.

E vi os postos de medição da tensão arterial, nas estações do metro, com voluntários da Fundação Portuguesa de Cardiologia que eu acabara de criar, e bichas de pessoas na rua, dizendo ao jornalista ser raro medirem a tensão!

Encanto, e… frustração:ensinávamos isto há 30 anos, com desenhos que trouxera da América há 50, e todavia estamos ainda hoje a pregar que a hipertensão é muito importante, parecendo – como o Sto. António – que falamos só para os peixes!

Por isso nasceu o CINDI SUB-20: é no princípio que tudo começa, e é às crianças que temos que falar, elas são espertas, sabem ouvir, e percebem-nos muito mais do que nós as percebemos. Se não os educarmos nas idades mais tenras, dando-lhes o conhecimento e o poder para decidirem sobre a sua vida, mais tarde (já obesos, sedentários e até viciados) já estarão incapacitados para aprender, e será tudo mais difícil, ou mesmo outro insucesso!!!

1 Comments:

Blogger Claricinha said...

Primo Fernando:

Não podia deixar de comentar o seu blog, pois partilho fortemente da ideia de que é na Prevenção que está a chave para a diminuição das doenças e para o aumento do bem-estar geral de todas as pessoas.

De facto acredito que a Prevenção é o caminho, seja na saúde física ou na saúde mental, aliás, a meu ver, elas sao indissociáveis.

Na Psicologia começam-se a dar os primeiros passos preventivos. Os que o fazem, muitas vezes lutam contra uma corrente mais clássica da Psicologia que considera que nós existimos para intervir na crise e não para prevenir. Uma ideia totalmente errada, no meu ponto de vista. O que todos os técnicos de saúde (física ou mental) devem querer é que todos as pessoas sejam saudáveis em pleno, é essa a nossa missão, penso eu.

UM Xi-Coração para si e para toda a família

Beijinhos

Maria Clara Costa

1:15 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home