De Fernando de Pádua

26.9.08

OS PARALIMPICOS, DEUSES DO OLIMPO

Incrível, incrível, incrível!!!
Os melhores jogos Paralimpicos de sempre, sob o lema (comum aos Jogos Olímpicos) “Um mundo e um sonho”!

E é de sonhos que estou falando, dos nossos 35 atletas e dos de mais de 139 países. E nós, país pequenino, conquistámos 1 medalha de ouro, 4 de prata e 2 de bronze à frente de mais de 100 países (36º lugar no conjunto).

Não é das medalhas que eu quero falar, ao obedecer a este “súbito impulso”. Todos que lá foram já mereceram a medalha de entrar no seu Olimpo, podem sentir-se, todos, quase deuses que até lá subiram.

O que me emocionou, com toda a sensibilidade à flor da pele e as lágrimas nos olhos, foi a alegria incontida de todos eles pela vitória, pela presença, pela superação das suas próprias deficiências. Sem queixas, sem desanimo, frente ao que os diminuiu. Todos treinam, lutam, ganham, ou não ganham, mas felizes sorriem-lhes as faces, brilham os olhos, respiram alegria de viver e dão-nos, a todos nós, testemunhos espectaculares a correr ou a patinar, a nadar ou a jogar basket, a andar de bicicleta ou a completar a maratona, ou até a metade superior dum homem que erguia os halteres bem alto.

Parabéns, parabéns, parabéns a todos os nossos e a todos os outros irmãos, deuses do mundo inteiro, jovens e adultos sofredores e vencedores.
E parabéns à RTP2 (e à China também) pela lição de vida que todos pudemos receber de tantos e tantos heróis.