De Fernando de Pádua

19.9.08

Para que conste transcrevo para o Blogue a Newsletter nº4 de 15/09/08


Uma palavra de muito apreço pela responsabilidade que está a ser atribuída às autarquias em termos de Educação: primeiro o Ministério, depois as próprias Autarquias e agora o nosso Presidente da República, todos sublinham a importância do envolvimento da Autarquia nos programas, actividades, instalações, etc. da sua população escolar.
Nós próprios que, pensando nos Sub-20 (os jovens dos 0 aos 19 anos) em todo o lado estamos defendendo que temos que pensar muito neles em termos de educação para a saúde, vimos recordar o nosso programa Crianças Saudáveis em Famílias Saudáveis o CINDI dos Sub- 20 que se apoia na trilogia Pais – Escola – Comunidade. Temos que dar a todos eles, em todas as idades as informações e os porquês do que são as boas normas da saúde, para que eles próprios possam decidir por si, com conhecimento de causa, o que querem fazer da sua vida, e como podem ajudar a sua saúde, ou como a podem perder!
Os professores podem enfatizar e esclarecer as noções na Biologia, os pais podem falar dos problemas em casa (e podem re-aprender conversando), e as Autarquias podem criar as condições: instalações para o ensino, complexos gimnodesportivos, transporte, alimentação, apoio social e muito mais. O Vereador da Saúde tem de ser um Amigo da Saúde da sua população, e muito especialmente dos Sub-20!!!
Nós podemos ajudar, com certeza! E a Associação Nacional dos Municípios, que os reúne a todos, também o quererá decerto fazer!


28 de Setembro é o Dia Mundial do Coração: “conheça os seus riscos “ diz a Federação Internacional. Mas todos já sabemos que o tabaco, a hipertensão e o colesterol são os riscos assassinos da população portuguesa. E os seus parceiros chamam-se álcool, stress e inactividade física.
Cuide de si e dos seus!!!

1 Comments:

Blogger . said...

Caro Dr. Fernando Pádua, estava agora a ler o seu O LIVRO DO CORAÇÃO e lembrei-me de lhe enviar algumas das minhas ideias sobre dieta e doença cardiovascular, as quais não correspondem exactamente ao pensamento dominante nesta área:

http://www.canibaisereis.com/2009/04/10/mortalidade-cardiovascular-europeia/

http://www.canibaisereis.com/2009/06/09/estudo-cientifico-associa-maior-consumo-de-gorduras-a-menor-risco-de-avc/

http://www.canibaisereis.com/2009/02/26/dieta-hiperlipidica-do-diabo/

http://www.canibaisereis.com/2009/06/10/colesterol-portugueses-em-risco/

http://www.canibaisereis.com/2009/06/20/pacientes-com-ataque-cardiacos-com-colesterol-diminuido/

http://www.canibaisereis.com/2009/06/15/colesterol-alto-pode-protege-contra-infeccoes-e-aterosclerose/

http://www.canibaisereis.com/artigos/

Bem haja, cumprimentos, O Primitivo

12:58 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home