De Fernando de Pádua

23.12.08

CENTRO ACADÉMICO DE MEDICINA DE LISBOA

Na Segunda-feira, 8 de Dezembro, na Aula Magna da Faculdade de Medicina de Lisboa, com a presença da Sra. Ministra da Saúde, do Ministro da Ciência e Tecnologia, e do Ensino Superior, do Secretário de Estado da Saúde, da Alta Comissária para a Saúde, da Sra. Presidente da Comissão Parlamentar de Saúde, e mais na Mesa o Reitor da Universidade de Lisboa e os Directores do Hospital, da Faculdade e do Instituto de Medicina Molecular - foi assinado o Protocolo para a criação do Centro Académico de Medicina de Lisboa, que integrará as três entidades – Faculdade, Hospital e Instituto – assim corporizando o que têm sido as três vertentes sempre atribuídas ao Hospital Universitário – Ensino, Assistência e Investigação.

Vibrei com a espectacularidade demonstrada num verdadeiro Hospital de avant garde, no aggiornamento dum ensino multifacetado, com a clínica logo iniciada no 1º ano do Curso (como há tantos eu pedia) e com tantas atracções e modernizações que quase apeteceria voltar a ter a idade em que fui aluno, para tudo aprender de novo. E finalmente um Centro de Investigação Avançada, de excelência, ombreando nalguns campos com outros dos melhores do Mundo.

Nesta minha exaltação pelos “amanhãs que cantam” relembrei o tempo, em que, como Presidente do Conselho Cientifico, tanta dificuldade tive em fazer aprovar uma carreira de Investigador e um Grupo de Apoio à Investigação Cientifica.


Um reparo me vem, do fundo do coração:

- com nomes como Eduardo Coelho, Arsénio Cordeiro, Salomão Amram e (sem falsa modéstia) eu próprio, onde é que falhámos para que neste dia se não tivesse falado de Cardiologia? Sendo as doenças cardiovasculares as principais causas de morte e de incapacidade neste País, e neste lado do Mundo, o Centro de Investigação por excelência ainda não alberga investigadores nesse campo das doenças do coração e dos vasos, desde a genética aos comportamentos, prevenção em todas as idades e a todos os níveis e terapêutica médica ou cirúrgica, ou reabilitação e reinserção social!

Investigadores em Cardiologia precisam-se!

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Caro Professor!

Tudo começa com uma notícia que hoje me deixou muito triste!

Estando eu a realizar o Mestrado em Epidemiologia na dita Faculdade de Medicina, desde o inicio contava poder realizar um curso opcional que nos estava prometido, exactamente sobre Epidemiologia Cardiovascular...Mas hoje tive a certeza de que o curso não vai abrir...não vou poder ter essa oportunidade.
Poderia ir fazer o curso ao Porto, na FMUP, mas só hoje nos informamos que o curso teve início no passado dia 14...e que a faculdade de Lisboa não nos daria possibilidade de frequentar esse curso!

Fiquei muito triste com esta noticia...como deve calcular...mas assim como se ensinam futuros investigadores nesta área?

Beijinho
Inês Gil Forte

8:13 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home