De Fernando de Pádua

2.9.09

A minha "rentrée" – 31 de Agosto

Acabaram as férias na Ericeira, com esquecimento dos problemas diários e atenção à praia… e à minha colecção de selos! Chegado duma Vila toda voltada para a protecção do ambiente (até têm cinzeiros na rua, e à entrada das praias, e reciclam nos transportes os óleos caseiros!), fui atingido por um programa da BBC denunciando a hipocrisia inglesa ao invadir os países africanos com cigarros uni-dose, para incrementar a dependência do tabaco entre os jovens! E (surpresa para mim) admitem mesmo que as mortes devidas ao tabagismo possam vir a exceder, a curto prazo, nalguns desses novos países, as devidas à malária.

Entre nós, em Portugal, cientes do respeito pelo próximo (sobretudo quando o próximo é o filho ao colo, ou no ventre) a boa prevenção cardiovascular continua conquistando terreno. E é com muita esperança que vou enviando o meu “Livro do Coração” para pessoas e entidades em Cabo Verde, Angola, Moçambique e até Timor, lá bem longe, apostando na Lusofonia para a promoção da saúde nesses países em desenvolvimento.

É para todos eles a hora certa, pois ficou já bem provado, na Europa de Leste, que o desenvolvimento, com mais dinheiro, significa mais comida, mais bebida, mais tabaco e cada vez menos exercício físico, com aumento exponencial das mortes por doenças cardiocerebrovasculares.

Post Scriptum: Vibrei também, ontem, com os dez anos da Independência de Timor, e todas as imagens do País em crescendo.