De Fernando de Pádua

27.9.11

Será que o silêncio é de ouro?

21 de Setembro de 2011

Várias preocupações (a que a crise também não é alheia) e várias iniciativas, desde “Almodôvar O Concelho mais Saudável (em avaliações de fim do 1º ano) ao redescobrir do Moscep (Movimento Mundial Saude e Coração em Português), e também o fim da revisão, impressão e lançamento do meu novo livro – “Conversas no meu Consultório” (sem esquecer uma página da nossa Fundação no Facebook),
atrasaram-me as semiconfidências acumuladas nos post-it deste blogue: “súbitos impulsos” a mais, sem tempo para os escrever, ou com necessidade de apontar noutra direcção.
Em férias nas Termas, acumularam-se hoje alguns eventos que me merecem uma curta noticia, para que conste junto dos meus mais fiéis leitores, e para que fique, quase em jeito de reportório.
1 – A televisão (SIC) foi a Almodôvar testemunhar o entusiasmo local e o trabalho importante, se não importantíssimo, que está sendo feito em Almodôvar, como descreveu o Presidente António Sebastião, na esperança de o seu Concelho ser não só saudável como poder tornar-se O mais saudável. Imagens vivas e ricas em 10 minutos, testemunhos de médicos, pais e filhos, e presença de jovens e adultos nas ruas e nas piscinas, alegraram também os olhos da Equipa da Fundação que tem o meu nome, como da própria Fundação Gulbenkian que a todos nos apoia. E os almodovarenses tomaram mais consciência para o que aí vem ao longo de cinco anos em termos de educação e promoção da saúde.
2 – O MOSCEP, em tempos de verão, como que hibernou, mas está a recomeçar o seu renascimento.
3 – O livro “Conversas no meu Consultório”, está a oito dias da cerimónia de lançamento na Sociedade Portuguesa de Cardiologia com o apoio do seu Presidente e meu discípulo Prof. Mário Lopes, em Sessão presidida por aquela que sempre chamei de Menina Ministra e agora tenho que dizer “Menina Presidenta”, Dra. Maria de Belém Roseira. A apresentação formal da obra será feita pelo Prof. Manuel Villaverde Cabral de quem nós (os seniores, ou “os menos jovens”, como eu digo) tanto esperam, no seu novo Instituto do Envelhecimento.
Acabei de dar o OK aos cartões de convite magnificamente preparados pela Editora Ancora, sob a direcção do Dr. António Batista Lopes. É minha grande esperança, como digo na Introdução, que na sua linguagem simples traga confiança a muitos que se receiam doentes, e que a nova ortografia, que deliberadamente usei, permita maior difusão por todo o mundo lusófono (somos mais de 200 milhões)! E a esse propósito voltamos a recordar o MOSCEP!

Até breve! Grande Xi-coração
Prof. Fernando de Pádua