De Fernando de Pádua

1.10.08

Conheça os seus riscos – DIA MUNDIAL DO CORAÇAO 2008 – ACÇÃO!

É grato ver como a enorme maioria dos países ocidentalizados, e o nosso em especial conhecem já os riscos para o coração derivados do nosso modus vivendi e todos falam de exercício físico (activo e diário), de excesso de peso, (muitas dietas e fotografias), vicio do tabaco (agora com uma lei, mas com excepções), e até do álcool (diabolizado e endeusado) Só do stress (a que cada um - e todos nós - estamos sujeitos) poucos falam, quando noticiam acidentes, violência, desemprego, suicídios ou homicídios!

No Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva são realizados dezenas de milhar de actos médicos por ano, e afinal só 2 ou 3 em cada mil serão sub-20, isto é crianças ou jovens dos 0 aos 19 anos!!!

A prevenção cardiocerebrovascular não atrai os jovens! Nós sabemos – nós adultos - mas eles não sabem que quase todos os nossos erros - obesidade, hipertensão, dislipidemia, diabetes e todo o espectro das doenças e das mortes cardiocerebrovasculares - se iniciaram na idade deles.

O CINDI dos Sub-20 – “Crianças Saudáveis em Famílias Saudáveis” – procura sensibilizar as crianças, os jovens e os jovens adultos, para os riscos inerentes a tantas atitudes e comportamentos errados, ou pelo menos pouco inteligentes, em termos de saúde.

É da Escola que se espera a divulgação do conhecimento que pode levar as crianças à acção. O jovem e os jovens adultos são cada vez mais autónomos, e quererão ser eles a tomar as decisões boas ou más sobre a sua saúde e a sua vida. Tomemos pois, humildemente a atitude de lhes confessar que as nossas doenças foram adquiridas na idade deles, mas foi porque nós não sabíamos! E por isso falemos-lhes do que nos aconteceu e podia não ter acontecido. Falemos de vida saudável com boas escolhas ao nível do exercício ou da alimentação, mas também do stress, do álcool, e do tabaco para que eles conheçam os seus riscos e… possam optar! Mas se não nos querem ouvir, façam: (aprendam fazendo), mostrem a sua independência e a sua inteligência optando por pesquisar na Internet. E depois não vão em grupos, assumam-se como investigadores esclarecidos que encontraram por si as boas respostas.

E falemos de amor e de sexo, da gravidez e da SIDA.

E, se quiserem, encarem também este Dia do Coração como o
1º dia do Ano dos Sub-20 – 2008/2009.

1 Comments:

Blogger Miguel Vieira said...

Boa Noite Doutor Fernando de Pádua, é notável o ser percurso enquanto Médico Cardiologista...gostaria de saber se ainda dá consultas em Lisboa? Cumprimentos

12:50 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home