De Fernando de Pádua

26.9.08

DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO 2008 E O CINDI DOS SUB-20

Parabéns à Câmara Municipal de Lisboa!

O Mestre que em Bóston me ensinou a Cardiologia Preventiva – Paul Dudley White – visitava os seus doentes de bicicleta.
Com tal exemplo tentei impulsionar os colaboradores a andarem de bicicleta em Lisboa, desisti, quando um deles fracturou pela 2ª vez um braço nas ruas alcantiladas, de pedras escorregadias e linhas de eléctricos traiçoeiras!


Nos anos 70 quis fazer uma maratona em prol do coração (e do turismo em Lisboa) na “Pontapé” (isto é, Ponte a Pé, era o título simbólico).
Depois da aprovação de 3 Ministros tive de desistir, quando acabaram por me dizer ser impossível, por ter sido previamente recusada autorização para a Associação de Deficientes das Forças Armadas.


Nos anos oitenta consegui, com a Fundação Portuguesa de Cardiologia a que então presidia, fechar ao transito as faixas centrais do Campo Grande, nos Domingos de manhã, e elas se encherem com jogos de bolas, patins, ciclismo, bandas de música e simples crianças e pais a passear (o Metro deixou-as lá ir de graça).


Isto foi o passado. E o meu súbito impulso, no Dia Mundial do Coração, foi de ver a Câmara de Lisboa querer dar-nos “um novo ar” com um movimento a favor dos peões: já lhes abriu o Terreiro do Paço (Praça do Comercio) aos Domingos, executou mais de mil passadeiras e criou 370 semáforos “amigos do peão” (total 1500), e glória das glórias – lança uma rede de ciclovias com mais de 50 km na cidade, disponibiliza 2500 bicicletas partilháveis em 250 estações, e promove uma escola de condução de bicicletas. É obra!!! A pensar em nós!

Eu sei que já muitas autarquias estão lutando pelo coração dos seus concidadãos facilitando o exercício físico, o desporto, e até o transporte dos seus estudantes ou dos seus idosos para que possam usufruir dos benefícios e das instalações criadas – parabéns a todos! Hoje os parabéns especiais vão para a cidade de Lisboa: a Câmara que apostou na saúde e bem-estar, e para nós todos que beneficiamos deste entusiasmo autárquico!

Melhorar Lisboa é melhorar a saúde dos Lisboetas (a começar pelos jovens sub-20 – dos 0 aos 19 anos de idade).