De Fernando de Pádua

29.9.09

Desterrados nas Caldas da Felgueira (Nelas, Distrito de Viseu) fomos um dia até Aveiro. Como minha mulher notou, por todo o lado gente jovem e casais de namorados evidenciavam a existência de uma Universidade (aliás de alto nível: basta recordar que foi a primeira – assim li – a ter acesso à Internet em todo o campo universitário, permitindo aos estudantes trabalhar com os computadores, sentados na relva).

Entrámos num café, cheio de fumo (onde me perguntaram se eu “era da Tv” pois reconheciam a minha cara...). Aproveitei para perguntar se tinham extractores de fumo, responderam que sim, e justificaram a permissão de fumar porque “como sabe, quase 90% dos estudantes fumam!...”

Trouxe de lá, curioso, uns panfletos com a notícia do Fórum de Educação e Juventude: “Aveiro é Jovem e tem Futuro!”. Os temas, os mais variados, atraem irresistivelmente: “Educação – o principio do prazer; Demonstração de Cozinha/Pastelaria; Transição para a Vida Adulta de Alunos com Necessidades Educativas Especiais; Educação e Formação de Adultos na área dos Audiovisuais e produções dos média; Alquimia das cores; Site Mundo das Profissões; Ciências Religiosas e Educação; Dança; Graffiti; O Segredo da Matemática; Formação e Responsabilidade Social; Cabeleireiro, Manicura e Maquilhagem, Futebol Robótico; Serviço de Bar e mesa; Da Emergência Planetária à Educação para um Futuro Sustentável; Observação Nocturna ao Telescópio; Espaços Lúdicos, Espectáculos de Dança, Teatro, Concertos”, e muitos mais… (sic).

Procurei citar todos para justificar a minha vontade de lá ficar os três dias - com um tal programa !!!

Juntando as duas notícias, sinto-me obrigado a perguntar: “então e a vossa saúde, meus queridos jovens?!”.

Naquele café pensei e disse em voz alta: desta massa é que se fazem os nossos doentes!!! Ao fim e ao cabo, num Fórum desta envergadura (até com patrocínio da própria Universidade e sessões no Centro de Saúde), eu creio ser impensável não incluir o conhecimento, e esquecer qualquer troca de impressões sobre tabaco (a causa mais evitável de doença cardíaca e pulmonar) o álcool (as mortes na estrada e o insucesso escolar) outras dependências, ou a SIDA (et pour cause!).

Quantos daqueles “Sub 20” (menores de 20 anos) que eu vi na rua ou no café, já terão pré-diabetes, pré-hipertensão, pré-dislipidémia ou mesmo SIDA sem o saber? E irão morrer, inconscientes, precocemente??

Os assuntos de saúde não mereceriam também apresentação e discussão para os jovens poderem, em consciência, defender o seu futuro? Pensem nisso atempadamente e comecem a dedicar-se mais a estas temáticas.

Nota: Nunca esqueço tantos e tantos doentes adultos que se me queixaram “se ao menos me tivessem avisado a tempo!…” Felizmente, nos dias de hoje, já se diz haver muita informação. Não a deixem só na prateleira, façam uso dela!