De Fernando de Pádua

15.10.09

JOSÉ MANUEL TUDELA

Fui atingido em directo pela RTP, ao dizer-me de repente que tínhamos perdido José Manuel Tudela, uma das minhas referências mais queridas no mundo da RTP.

Os anos 70, foram os tempos difíceis em que iniciámos publicamente a Luta Nacional contra a Hipertensão (1972), e em que o 25 de Abril alterou o nosso mundo, vindo a facilitar todas as iniciativas pessoais e até aventureirismos.

Mesmo assim foi difícil, e penoso até, por facilmente criticável por médicos e não médicos, que condenavam a divulgação de pretensos segredos médicos, por ex. o número ou a automedição da pressão arterial! Começou aí a educação para a saúde, através da identificação dos «três assassinos» da população portuguesa (hipertensão, tabaco e colesterol), e de repetidas mensagens nos jornais, rádios e TV, sobre como cuidar da sua própria saúde,

José Manuel Tudela foi o grande mentor das minhas palestras, que ele filmava e preparava, e que depois a RTP, então canal único, levava aos 10 milhões de portugueses sedentos de saber.

Constou nessa altura que algumas aldeias ainda não electrificadas adquiriram baterias para poderem ver-me e ouvir-me através da televisão.

Talvez a RTP - Memória volte a mostrar algum programa (que aliás me ofereceu em DVD ao celebrar o cinquentenário). Mas não posso deixar de reconhecer que essas lições na TV eram afinal as mais democráticas, pois do mais rico ao mais pobre, ou dos mais intelectuais aos mais iletrados, todos podiam entender o que José Manuel Tudela gravou com mestria – eu, olhos nos olhos, educando para a saúde toda uma população, com ganhos em saúde tão extraordinários que um colega lhe chamou a “década gloriosa”.

Curiosamente, numa investigação recente, encomendada pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão, lemos que ainda hoje os doentes dizem ter sido pelos médicos, e pela televisão, que aprenderam a reconhecer e tratar a sua hipertensão arterial, e em inquéritos separados o mesmo afirmaram também médicos e farmacêuticos, ressalvando assim o enorme valor pedagógico dos media nos programas de saúde.

Recordemos pois José Manuel Tudela, precursor e bom amigo.

2 Comments:

Blogger Harper Tudela said...

Fico estremamente orgulhosa pelo facto de o meu Avô ter tão bons amigos que sempre o recordaram.
Desde já um muito obrigado pela mensagem no seu bloggue.

Os meus cumprimentos
Ágata Tudela

6:47 da tarde

 
Blogger . said...

Caro Doutor, níveis de colesterol não podem ser culpados pelas doenças cardiovasculares. Em particular os AVC não têm absolutamente nada a haver com colesterol. Algumas ideias sobre este assunto: http://www.canibaisereis.com/2010/05/30/colesterol-estudos-com-estatinas-nao-reduzem-mortalidade/

5:02 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home