De Fernando de Pádua

17.11.09

Obama e a Saúde

Domingo de manhã (8 de Novembro), ouvi na TV (e fiquei feliz!)que os americanos tinham finalmente aprovado o plano de Obama para a Saúde, nos Estados Unidos. Eu que tanto me orgulho do que aprendi com Paul White, Allan Friedlich, e mais 48 instrutores na minha Graduação em Cardiologia, em Harvard, e no Massachussets General Hospital (o melhor do mundo!), sempre me senti envergonhado ao ler que 45 milhões de americanos não têm médico, nem têm dinheiro para pagar os cuidados de saúde. O caso do tufão Katrina e a tragédia de Nova Orleans atingiram, para mim, o cúmulo da discriminação! Ainda há poucos meses li sobre um casal em que ele, transplantado, tivera de vender a casa e “morava” numa roulotte perto do Hospital para conseguir assim pagar os tratamentos.

Quando ouvi a noticia senti os olhos marejados - tantos o têm combatido por esse plano (“comunista” diziam alguns) mas finalmente compreenderam a injustiça e aprovaram-no!!!

Todavia, à noite, o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa (nas suas Escolhas), explicou que a aprovação na Assembleia dos Representantes ainda tem de ser ratificada pelo Senado!!! Que Alguém os inspire!

E tantos portugueses (eu próprio…) criticamos as falhas graves que tem o nosso Serviço Nacional de Saúde (e para mim a principal está na falta de cuidados domiciliários!). Compreende-se agora que a Organização Mundial de Saúde, mesmo assim nos elogie, a nós em Portugal: é que, melhor ou pior, todos temos possibilidade de ser tratados, o que afinal nem nos Estados Unidos da América acontece (e afinal na maior parte do resto do Mundo!!!).

2 Comments:

Blogger Andreia said...

Boa tarde, Dr. António, estou a preparar um trabalho sobre a escritora Maria Archer e gostaria de contar com a sua colaboração. O meu nome é Andreia Faria. Não descobri o seu endereço de e-mail, peço-lhe, por favor, que me contacte através do endereço andreia_f@hotmail.com.

Obrigada,

Andreia Faria

2:06 da tarde

 
Blogger doce ilusao betti said...

Boa noite!
Como amei ler essa verdade sobre USA.Poucas pessoas falam sobre saude nos estados unidos,moro la a quatro anos e meu marido e americano e nao tem direitos a saude,temos sempre que pagar,e muito!!7 mil dolar por tres dias em que meu marido esteve internado...E ele teve que sair antes de completar o tratamento,porque se nao iria-mos perder todo o pouco que temos...E UMA VERGONHA<MAIS NINGUEM SE ATREVE A FALAR NADA SOBRE ISSO so sabem criticar outros paises...
Espero em Deus que Sr.Obama realmente acorde e veja tudo isso!Gostaria de acreditar nele como no começo o fiz....
Obrigada por ressaltar esse assunto e adoro toda sua materia...
Regards
Betti A.Almeida Lester

9:43 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home