De Fernando de Pádua

4.12.07

1 de Dezembro – Dia Mundial da PREVENÇÃO da Sida - II

A quem já sabe ser portador do vírus pede-se que aconselhe sempre, e defenda activamente, o uso do preservativo - não precisa dizer que é doente, basta que defenda sempre o que aqui dizemos - qualquer pessoa, sem qualquer sintoma, pode estar infectada e por isso afirme com forte convicção que, por simples mas real precaução, ambos os parceiros devem apoiar o uso do preservativo (que também evita gravidez não desejada).

Atrevo-me a acrescentar outra recomendação – qualquer grávida deve fazer o teste do HIV, só assim saberá se alguma vez foi contaminado (até por ex. por uma antiga transfusão). Com a análise tomará conhecimento e poderá salvar o seu filho, porque a terapêutica retroviral, durante a gravidez, vai permitir-lhe dar à luz – em mais de 80% dos casos - uma criança saudável, não contaminada pela Mãe! Vale bem a pena fazer a análise (esteja grávida ou não…) e tratar-se se for caso disso.

P.S. Apoiamos o Prof. Henrique Barros: preservativos mais baratos e análises facilitadas.

1 Comments:

Blogger leonor murjal said...

Atrevo-me a deixar informação sobre prevenção da sida:

Como prevenir?
O vírus não sobrevive fora do corpo.

Existem três vias de infecção:
Através do sangue.
Deve-se evitar o uso de seringas usadas ou a partilha de agulhas. Os estabelecimentos onde se realizam piercings, furos de orelhas e tatuagens devem ser de confiança e de qualidade.
Da mãe para o filho. Consultar o médico para avaliação de riscos.
Sexualmente, daí que o uso de preservativos é obrigatório.

A SIDA não se transmite através de um aperto de mão, contacto amigo ou pela presença de alguém que esteja infectado. Não isole e discrimine. Não seja preconceituoso.

Leonor Murjal

9:49 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home