De Fernando de Pádua

4.12.07

1 de Dezembro – Dia Mundial da PREVENÇÃO da Sida – I

Sim, porque a SIDA existe! E apanha-se, por contágio, como todos já sabem!

O que poucas vezes se diz, ou muitas se esquece, é que a infecção pelo HIV é totalmente assintomática, e quem é contagiado não o sabe nem o sente!

Só quando, anos depois, o vírus no sangue acabou por destruir as defesas imunológicas do adulto infectado, ou do jovem infectado, é que então a SIDA se manifesta por doença “oportunista”: tuberculose resistente, pneumonia, mancha negra do tumor de Kaposi etc.,

Nos anos só de infecção viral, sem sintomas, qualquer um ou uma, ignorando ter sido contaminado, pode transmitir o vírus a outras pessoas por contacto sexual não protegido. Pode ser o primo ou o amigo lá de casa, ou a garota mais jeitosa.

Temos de reconhecer, sobretudo frente aos mais jovens, que a prevenção é fácil de ensinar, mas difícil de assumir.

Só a abstinência sexual ou o uso obrigatório do preservativo, como barreira (quase) segura, podem evitar a transmissão da infecção e reduzir, de forma espectacular, o aparecimento de novos casos de SIDA.

1 Comments:

Blogger leonor murjal said...

A SIDA (Síndroma de Imuno Deficiência Adquirida ) foi identificada pela 1º vez em 1981, pelo CDC, em Atlanta (organismo de controlo de doenças nos EUA). Em Portugal, o 1º caso foi diagnosticado em 1983.

Prevenção. A SIDA é um flagelo sem cura. A morte não advém do vírus em si, mas da incapacidade do sistema imunitário em combater as doenças oportunistas. O vírus da SIDA é de acção lenta, minando as defesas do corpo e debilitando-o. Os medicamentos existentes melhoram a qualidade de vida do paciente, prolongando-a igualmente. Mas a infecção não desaparece. O melhor remédio é a prevenção.

Leonor Murjal

9:52 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home