De Fernando de Pádua

27.11.07

MEDALHA DE HONRA DA MINHA FACULDADE

Na Abertura Solene do Ano lectivo, em 21 de Novembro (2007), a minha Faculdade de Medicina atribuiu-me uma Medalha de Honra pela carreira como Professor Universitário, aliás sumarizada num ternurento diaporama feito pelo meu discípulo, o Prof. Mário Lopes, actual Director do Serviço de Cardiologia.

No meu agradecimento recordei as traves mestras da minha vida de Médico e Professor: a Cardiologia com Eduardo Coelho, a Cardiologia Preventiva com Paul White, e a Saúde Pública com a Organização Mundial de Saúde.

E depois de recordar as tarefas inacabadas, nos meus 44 anos de Professor Universitário, terminei dizendo: «Hoje em dia, só com oitenta anos, continuo a fazer ensino, assistência e investigação, nas Instituições que criei, fora da Faculdade que me jubilou».

«De coração agradecido, a todos os Professores aqui presentes – incluindo o Magnifico Reitor cujas reivindicações escutámos há poucos dias – a todos desejo que os tempos, tão incertos, e os ventos tão ameaçadores, vos permitam cumprir bem a vossa missão – que deveria ser suprema neste País - como Professores Universitários, todos imbuídos do ideal de UNIVERSIDADE – ALMA MATER e LUZ DO MUNDO – que Eduardo Coelho soube imprimir em mim, há mais de 50 anos!!!