De Fernando de Pádua

30.9.09

DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO - 27.09.09

Não resisto a deixar neste sitio, porque a memória é curta, o texto da Newsletter que distribuí com a mensagem que a Federação Mundial de Cardiologia preparou para o Dia Mundial do Coração deste ano (27.09.09).

Coração todos temos e por isso o tema interessa mesmo a todos nós!

Para que conste, aqui fica:


Newsletter – 27 de Setembro

Dia Mundial do Coração
Texto difundido pela Federação Mundial de Cardiologia
para 2009

TRABALHAR COM O CORAÇÃO
(Work with heart)

A propósito do Dia Mundial do Coração

Este DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO foi escolhido para levar a todos no nosso Globo a informação de que as doenças do coração e cerebrovasculares são as nossas principais causas de morte, roubando 17,2 milhões de vidas em cada ano. A Federação Mundial de Cardiologia e todos os seus membros divulgam neste dia a noticia de que pelo menos 80% das mortes prematuras por doenças cardiocerebrovasculares poderão ser evitadas SE os seus principais factores de risco – tabaco, erros de alimentação e inactividade física – forem eles próprios evitados.
O Dia Mundial do Coração, que a Federação Mundial celebra no próximo Domingo, 27 de Setembro, deve inspirar a todos a organização de eventos preventivos, incluindo palestras, espectáculos, corridas e outras actividades de índole desportiva, e muitas mais. Informe-nos para www.worldheartday.org sobre as actividades saudáveis e preventivas que porventura organizar.

Quatro boas razões para trabalhar com o coração
Quando pensamos nas coisas que afectam a nossa saúde – como por exemplo o que comemos, como vamos de actividade física, e se fumamos ou não – faz todo o sentido pensar também em como evitá-las, e como é que o nosso próprio trabalho pode afectar os nossos comportamentos e o nosso coração.

1 – Poupar vidas! Quase metade das pessoas que morrem com doenças crónicas – o que inclui o enfarte do miocárdio e os acidentes vasculares cerebrais – estão no período mais produtivo das suas vidas, isto é, entre os 15 e os 69 anos de idade. Contudo muitas das causas dessas doenças podem ser corrigidas: fumo do tabaco, erros alimentares e falta de actividade física.
2 - Aumentar o nosso bem estar – os trabalhadores que se envolvem em actividade físicas trabalham mais, são mais atentos e concentrados, e relacionam-se melhor com os seus colegas. A actividade estimula a produção de endorfinas que modulam a satisfação e o entusiasmo nos períodos de lazer pós-laboral. Manter-se activo durante as boas e más horas da vida ajuda a controlar o stress, relaxa o corpo e a mente, e diminui a tensão nervosa.
3 – Aproveitar os benefícios sociais – as actividades de grupo com os colegas, ou em Centros de repouso ou de diversão, são oportunidades para conhecer outras pessoas e expandir a sua rede de amigos, sentir-se saudável e desenvolver as suas capacidades, aumentando a auto estima e ajudando a um melhor controlo da sua vida.
4 – Vantagens económicas – Uma força de trabalho mais saudável contribui de vários modos para a saúde da sua Empresa mesmo em tempos de recessão. Os benefícios incluem:
- maior produtividade
- menor absentismo (até menos 20% de dias perdidos)
- menos despesas com a saúde (tanto empregados como empregadores)
- menos acidentes de trabalho

POST SCRIPTUM do Professor Fernando de Pádua
Acontece que 27 de Setembro é dia de eleições em Portugal!
Vote, vote como melhor entender, e vote também em si próprio, isto é, vote na sua saúde e na daqueles que lhe são mais queridos. Isto significa votar em:

© Tabaco zero
© Redução substancial do sal, gorduras animais, doces e álcool
© Aumento no consumo de vegetais, peixe, fruta e leite, e preferir azeite e plantas aromáticas como temperos.
© Passear a pé todos os dias 30 a 60 minutos e incluir mais actividade física no seu dia a dia, com recreios em grupos plurigeracionais nos fins-de-semana.

Por favor ajude a divulgar esta Newsletter entre os seus familiares, na sua Empresa e nos Estabelecimentos Escolares e Cantinas dos seus filhos e/ou netos. F.P.

1 Comments:

Blogger . said...

Caro Dr. Fernando de Pádua, deixo-lhe aqui um artigo com algumas ideias relativamente às doenças cardiovasculares: http://www.canibaisereis.com/2009/11/07/dr-staffan-lindeberg-vida-primitiva-mais-saudavel/

9:29 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home