De Fernando de Pádua

14.11.11

“Conversas no meu Consultório” por Fernando de Pádua, Ancora Editora, 2011

Exmos. Senhores,
Julgo não exagerar no meu propósito dizendo que este novo livro foi escrito com a intenção objectiva de ajudar cada um e cada qual a cuidar da sua própria saúde: adultos trabalhadores (e em idade de serem pais), idosos que querem viver activos e saudáveis (acompanhando também os seus netos), e os que chamo de “Sub-20” (crianças, desde a mais tenra idade até aos 19 anos, portanto adolescentes e jovens adultos).

Na minha Introdução (que junto em anexo) esclareço a minha intenção. Creio sinceramente que em cada Biblioteca ou Câmara Municipal deverá existir pelo menos um exemplar, acessível a todos os munícipes (eu próprio, na minha juventude, muitos livros li na Biblioteca Municipal do meu bairro em Lisboa).
Por tudo isto me atrevo a escrever-lhes esta carta … e também a pedir que, depois da Introdução, não deixem de ler também as primeiras páginas que se seguem, para melhor me compreenderem. E até acredito que o livro pode mesmo ajudar algum dos vossos familiares.
“O Livro do Coração” (Academia do Livro, Oficina do Livro, Edições Leya, 2009) e as “Conversas no meu Consultório” (Ancora Editora, 2011) foram escritos a culminar uma luta de mais de 50 anos contra a hipertensão arterial, pela prevenção das Doenças Cardiocerebrovasculares e apoio à promoção da Saúde.
Sem falsa modéstia acredito serem palavras que merecem ser lidas pelos vossos concidadãos. Na verdade a saúde é por demais importante para estar só nas mãos de nós médicos! Cada qual deve aprender a tomar conta da sua!
Aproveito a oportunidade para enviar os meus melhores cumprimentos a todos … e um Xi-Coração