De Fernando de Pádua

15.11.11

Dia Mundial da Diabetes – 14 de Novembro (2011)

A APDP está fazendo uma campanha intensa – paralelamente às conduzidas pela enorme força conjunta das várias e poderosas instituições de Cardiologia – no sentido de chamar a atenção de todos para os benefícios de estilos de vida mais saudáveis, em ordem a conseguir evitar que muitos novos casos de diabetes - muitos milhões em todo o mundo – continuem a aparecer.
É nesta convergência que desde há muitos anos – os anos do programa CINDI Portugal da OMS (Countrywide Integrated Noncommunicable Diseases Intervention Programme - 987-2002) nós temos vindo a insistir numa prevenção integrada e multidisciplinar de promoção da saúde, ao ponto de termos passado a designar a própria diabetes tipo II como uma verdadeira doença cardiocerebrovascular! Na verdade estas últimas são a principal causa de morte da maioria dos doentes diabéticos!!

Permitam-me recordar aqui, uma vez mais – o nome do Professor Pedro Lisboa, o grande educador das criancinhas com diabetes tipo I, que aprenderam com ele a auto medicar-se e injectar-se com insulina. No meu Serviço de Terapêutica Médica (e depois no CINDI, que abraçámos em conjunto com várias outras especialidade) ele foi sempre o principal dinamizador dessa abrangência (com toda a sua equipa) insistindo a propósito e a despropósito na alimentação saudável, na actividade física diária, na tolerância zero para o tabaco e no controlo da tensão arterial, as armas mais importantes para a prevenção da diabetes e das doenças cardiocerebrovasculares (e demais doenças não transmissíveis com factores de risco comuns).
Que o Senhor te tenha no Céu, que soubeste merecer, meu amigão de sempre