21 de Março de 2012 - (quarta feira)
Meus Amigos e Amigas
Celebramos hoje o Dia do Sono e os Dias Mundiais da Árvore e da Floresta
A propósito do Sono não posso deixar de citar a sua importância para a nossa saúde. É um período de repouso em que muitas coisas se reequilibram.
Recordo a todos que o ideal serão as 7 ou 8 horas de sono, quer dizer 1/3 do dia deixamos o nosso organismo recuperar forças para as actividades dos outros 2/3 – é uma verdade observada todos os dias nos registos médicos que fazemos com o electrocardiograma de 24h (ECG de Holter lhe chamamos, nome do engenheiro que o inventou).
Pode-se constatar que em média temos +/- 100.000 batimentos cardíacos por dia. E mesmo que não hajam arritmias, em qualquer pessoa normal o coração bate mais devagar de noite do que durante o dia.
Também no registo ambulatório de pressão arterial (MAPA ou RAPA) se verificou que na maioria das pessoas, a tensão arterial, mesmo que normal, é mais baixa de noite do que de dia, por expl. 13/8,5, de dia e 10/6,3 à noite é uma variação habitual.
Há casos em que a tensão não baixa de noite (“não dipper” dizemos) e isso é suficiente para a pessoa correr um maior risco de doença, uma vez que o coração faz maior esforço nessas 8 horas de cada dia.
E nas pessoas que vivem contra a corrente, isto é, dormem de dia e trabalham de noite, ou pior, umas vezes normal e outras alterado (como é o caso dos médicos e outros trabalhadores com noites de urgência ou turnos alternados, correm mais risco de doenças cardiocerebrovasculares do que os que têm hábitos regrados de sono!
Os Dias da Árvore e da Floresta serão celebrados nos media.
Diz-se que neste Mundo um ser humano completo (homem ou mulher) deverá fazer pelo menos um filho, escrever um livro, e plantar uma árvore. Já cumpriu a sua obrigação??
E quanto à floresta, perdoe-se-me a insistência: por favor não fume no carro! Se fumar, não deite fora o fósforo ou o cigarro, pela janela do carro! Não imagina quantos fogos, no verão, começam à beira da estrada por causa dum fumador!!
Os malefícios do tabaco são infindáveis!!!
Prof. Fernando de Pádua
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home