De Fernando de Pádua

17.11.11

Dia do não Fumador – 17 de Novembro 2011

É uma espécie de celebração dos não fumadores – os que nunca fumaram e os que conseguiram deixar de fumar – porque os benefícios são espetaculares, em termos de qualidade de vida e prevenção de doenças – sobretudo cardiocerebrovasculares (angina de peito, enfarte do miocárdio, AVC, morte súbita, insuficiência cardíaca e mais alguns etceteras) e cancros (pulmão, faringe, orofaringe, esófago, bexiga, rim e muitos outros, eteceteras também) sem esquecer a bronquite crónica, e o enfisema pulmonar, a osteoporose e até acidentes (sobretudo na condução), e incêndios (em lares, oficinas, ou mesmo nos campos).

Um aviso aos sub-20 (dos 0 aos 19 anos) - o melhor é não começar porque depois … vejam os pais, os avós e os amigos deles – o que sofrem (e gastam!) para tentar parar de fumar, com recaídas sucessivas, voltando a luta ao princípio.
E outro aviso aos pais e futuros pais – se fumam ou são generosos a beber, os vossos futuros filhos – fumadores coercivos na barriga das mães podem vir a ser, desde a nascença, bebés com pouco peso, ou doentes respiratórios, ou com cardiopatias congénitas, ou mesmo morte súbita.

Benditos os que deixaram de fumar ou nunca fumaram – são celebrados porque deles é, em grande parte, o reino da saúde, para além do bem que fazem à sua volta – porque favorecem desse modo os que eram até aí fumadores passivos, obrigados a sofrer o fumo dos colegas ou dos cônjuges, dos avós ou dos companheiros de trabalho – que assim eram forçados a adoecer!
Bendita lei do “tabaco tolerância zero”!


Mas … ainda há mais, que é constantemente esquecido: o tabaco – como eu sempre disse - é um dos três assassinos da população portuguesa – tabaco, hipertensão e colesterol elevado. Somados 2 ou todos 3 em conjunto, são muito piores do que a simples soma: 1 + 1 faz 3! E + 1 faz 9: em conjunto estes três malfeitores matam nove vezes mais. E, tal como eram os três mosqueteiros, são 4: Atos, Portos e Aramis, e mais o d’Artagnan (a diabetes)! E tudo se torna ainda pior!

Já escrevemos várias vezes que a diabetes é uma verdadeira doença cardiocerebrovascular, e o seu aliado mais poderoso, que a faz excessivamente pior, é o tabaco!!!
Como não festejar os não fumadores? Em tempos havia um Conselho de Prevenção do Tabagismo e até dávamos prémios aos vencedores. E também no Quit and Win (“Parar e ganhar prémios”) da OMS, em Portugal!

808 20 88 88 é o número da Linha SOS-Deixar de Fumar através do qual o Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva tem à vossa disposição uma linha telefónica, servida por psicólogos profissionais, que gratuitamente escutarão os vossos problemas e o (a) ajudarão a deixar de fumar.
Ninguém se pode queixar de ninguém lhes dar ajuda! Pense na sua saúde, e na dos que ama ou lhe estão mais próximos – e PARE JÁ!

Prof. Fernando de Pádua