De Fernando de Pádua

22.3.12

22 de Março de 2012 - Quinta-feira

Meus amigos,
Dia da Água
A seca que nos tem preocupado e atingido é bem demonstrativa da importância que a água assume, mal se lhe sente a falta.
60% do nosso organismo é água e isso basta para mostrar a sua importância para todo o ser humano. E o mesmo se diz para todos os outros animais que alimentamos nas nossas pastagens! Se o Mundo aquecer mais e o nosso país se desertificar, imitando o Norte de África aqui tão perto, as perspectivas serão desastrosas para Portugal e para o Alentejo.
Se algum conselho eu posso dar é: habituem-se a poupar a água da torneira – onde quer que esteja, ela chega de rios próximos ou de reservas. Os nossos grandes rios (excepto o Mondego e o Sado) vêm de Espanha (Douro e Guadiana) e portanto poderemos de repente ser surpreendidos com a sua retenção a montante (tal como nos pode acontecer com o petróleo ou o gás).
Creio sinceramente que os Almodovarenses se deveriam dedicar a arranjar estruturas para reter a água da chuva, notadamente com a criação de cisternas municipais ou caseiras. E creio que a água potável deveria ser poupada para uso pessoal, evitando as despesas com todo o regadio (golfe inclusive!!!) com água que poderia ser não tratada.

Atenção aos media – alguns já escrevem que no nosso planeta em aquecimento progressivo, este Século XXI virá ser o Século da Água, e que pela sua posse poderão inclusive surgir guerras fratricidas e não só!
Trabalha que Deus te ajudará, diz o nosso povo com sabedoria milenar!
Onde moro, em Lisboa, há duas grandes cisternas (“Mães de Água”) em uso há séculos!

Prof. Fernando de Pádua