De Fernando de Pádua

13.4.12

12 de Abril de 2012 - Quinta feira

Meus amigos e minhas amigas,



Deixem-me hoje dar-lhes notícia dum evento muito importante: o Ciclo de Conferencias que a Fundação Calouste Gulbenkian está conduzindo (Março a Dezembro) sobre o tema “O Futuro da Alimentação: Ambiente, Saúde e Economia”. Ontem 11 de Abril versou-se o tema «Alimentação: e Saúde» que me recordou a minha luta “Nós somos o que comemos” e me fez intervir: elogiei a FCG e o Jornal “Publico” pela iniciativa (que dará origem a um livro) e o painel: Tim Lang (Universidade de Londres) Henrique Barroso e Pedro Graça (Universidade do Porto) e Barbara Reis (Jornal Publico). Interessantíssimo e oportuníssimo face à epidemia da obesidade e doenças não transmissíveis.

Na sequência dum pedido final da plateia, sobre uma mensagem para «levar para casa» o Prof. Tim Lang sintetizou “eat Plants and cut meat” (comam vegetais e cortem a carne).

Pedi eu então a palavra para dizer que eu, “jovem” cardiologista, com cinquenta anos de prevenção ativa no país, me atrevia a dizer o que Professor está certo, embora eu alargasse a frase para dizer «mais vegetais e mais peixe, menos carne e menos gordura. Todavia, se tivesse que ser ainda mais sintético diria que, para lá daquelas 4 recomendações, a quinta (ou primeira) mais importante de todas, em Portugal, País de hipertensos e AVCs, deveria ser sem sombra de dúvida, cortar o sal. E recordei que apos estes anos todos, e graças à Sociedade Portuguesa da Hipertensão a nossa Assembleia da República legislou para se reduzir para 14 g/kg o sal no pão - o que é quase uma anedota (embora seja o começo). Coitados dos alentejanos que comem um kg de pão, quando o aconselhável é não exceder 5g de sal por dia!

E citei depois o caso dos ingleses, que tendo começado há meia dúzia de anos com a equipa do Prof. Mac Gregor e o grupo WASH (World Action On Salt and Health) conseguiram um acordo entre o Governo e a Industria Alimentar para uma drástica redução do sal à qual já atribuem milhares de pessoas salvas (tal como nós, em Portugal nos anos 70, quando mobilizámos o País todo pelo canal único da TV de então).

O Prof Tim Lang concordou, reforçou os elogios ao Prof. Mc Gregor e pessoalmente bateu palmas à minha intervenção (dizendo que, num cantinho dum slide, referia o sal…).

Trago-vos esta informação com 3 objetivos

1 – Assinalar a enorme importância do tema Alimentação Saudável (que alias foi a inspiração da Feira da Alimentação no projeto “Almodôvar o Concelho mais Saudável”, parceria da Câmara Municipal de Almodôvar e da nossa Fundação Professor Fernando de Pádua, que a Fundação Calouste Gulbenkian quis apoiar e financiar)

2 – Reafirmar naquele local e para aquela tão importante plateia, a importância do sal na Hipertensão e no AVC em Portugal, acentuando que o Prof. Tim Lang recordara também o binómio alimentação e exercício físico.

3 – Informar que foi dito que as iniciativas podem e devem partir, nos dias de hoje, dos verdadeiros “países pequenos” que são as autarquias, com o seu poder e as ferramentas disponíveis, que incluem até as escolas, os professores e as crianças!!

Espero conseguir inspirar a todas as ideias novas e ajudar a mobilizar as nossas comunidades, em Portugal e onde quer que existam portugueses pelo mundo fora!!!