De Fernando de Pádua

2.4.12

Dia do Acidente Vascular Cerebral - 31 de Março (Sábado)

Falámos atras de alimentação e como ela pode contribuir para as doenças do coração (ou, melhor dizendo, cardiocerebrovasculares, porque falamos do coração, do cérebro e de outros vasos (artérias) noutros pontos do organismo, por exemplo os membros inferiores.

Como dia 31 é o dia do acidente vascular cerebral, vem a propósito falar aos amigos almodovarenses nesse tema.

O acidente vascular cerebral é uma doença em que uma artéria do cérebro se rompe, e o sangue sai e comprime ou infiltra essa zona do cérebro, ou a artéria entope por um coágulo de sangue e a zona que deveria ser irrigada fica também inutilizada por não chegar lá o sangue e o oxigénio.
O AVC é a principal causa de morte em Portugal e por isso é tão falado.

A principal causa, que está por detrás dessa destruição ou obstrução das artérias do cérebro, é a hipertensão arterial. Esta por si tem também varias causas possíveis mas, para além de lesões numa artéria do rim ou tumores das glândulas suprarenais ou da hipófise, ainda há a coartação da aorta, ou abuso de alguns remédios (incluindo por vezes a pilula anticoncecional). Já a principal causa na génese ou o no agravamento de qualquer hipertensão arterial, parece ser o consumo abusivo de sal conjugado com excesso de peso (doces, gorduras, e calorias a mais e exercício a menos), com colesterol a mais no sangue, diabetes, (açúcar a mais no sangue), álcool exagerado e stress excessivo, e fumo de tabaco.
Mais uma vez o estilo de vida saudável (sem tabaco, pouco álcool, alimentação corrigida, sobretudo pouco sal, atividade física diária e evitar ou cooptar o stress) são mandamentos primordiais para a manutenção da boa saúde e prevenção das doenças cardiocerebrovasculares com destaque para o AVC.
Se tem a tensão elevada fale com o seu médico, aceite estudar os pormenores do seu caso (sobretudo se tem mais casos na família), e comece a prevenção nos seus jovens ainda em pequenos, na 1ª década da vida.
Lembre-se dos seus números – altura, peso, perímetro abdominal e índice de massa corporal, tensão arterial, colesterol e açúcar no sangue!
São essenciais para uma boa prevenção na viagem da sua vida.
Aprenda a cuidar de si!
Xi-coração
Fernando de Pádua