De Fernando de Pádua

9.4.12

7 de Abril - Dia Mundial da Saúde

Este ano, o dia foi dedicado, na Europa, ao envelhecimento ativo e à solidariedade entre as gerações.
Amigas e Amigos de Almodovar
Dia 7 de Abril é o dia Mundial da Saúde. Em 1972, celebrando esse dia, então dedicado à Hipertensão, iniciei as campanhas públicas para o diagnóstico e terapêutica da hipertensão arterial, que se transformaram depois numa verdadeira Luta Nacional contra a Hipertensão.
O simples ato de medir a tensão arterial, e promover a difusão do seu conhecimento e de outras medidas a respeito do tabaco, da alimentação, do sal, do álcool, da atividade física e do stress (primeiro nos jornais e depois na TV) foram suficientes para que em poucos anos se tivesse reduzido, de forma espectacular (em quase um terço), as mortes por AVC (Acidente Vascular Cerebral) e por ataque do coração (enfarte do miocárdio) – milhares de pessoas salvas em cada ano!
Neste dia de hoje peço diretamente a vossa ajuda – de cada um e de todos - para procurarmos prolongar a vida (ativa!) dos nossos idosos (maiores de 65), para não deixar piorar os almodovarenses de meia-idade (20 aos 65), ao mesmo tempo que ensinamos a todos os sub-20 a defenderem a sua própria saúde, ao longo dos anos de juventude (por si e com a ajuda dos mais velhos – pais e avós!).
Peço pois a todos os habitantes deste Concelho (que se quer o mais saudável) que se comportem consigo próprios, com a sua família e com os amigos, de forma a que cada um queira e possa iniciar – a partir de hoje (se ainda o não fez) - a sua luta pessoal e coletiva – todos juntos – pelo envelhecimento saudável e ativo adoptando a “cartilha” da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (ver as mensagens de 19 e 20 de Janeiro).
”Vista a camisola” e escolha pelo menos duas das vogais, para começar já.

Alimentação saudável – junte verduras, e reduza o sal e gorduras no prato, e coma pelo menos 2 peças de fruta por dia.
Exercício físico regular – passeie a pé, todos os dias, meia hora – por exemplo ir duas vezes da Praça da República ao Convento. e voltar.
Inibir de fumar: pare, pare já, cheio de força de vontade (é o mais importante para conseguir parar, e continuar sem fumo!).
Omitir o sal na mesa: retire o saleiro e reduza (aos poucos) o sal na cozinha.
Uma consulta por ano: fale com o seu médico sobre as vacinas dos filhos ou netos, sobre o seu próprio peso e cintura abdominal, e sobre o colesterol, açúcar no sangue e hipertensão arterial. Lembre-se de que o seu médico é o seu melhor amigo!
Xi-Coração e envelhecimento ativo, cheios de energia e a começar nos primeiros anos!!!
Fernando de Pádua