De Fernando de Pádua

19.4.07

O sal no Mundo

Pedem-me de Inglaterra (Grupo WASH: World Action on Salt and Hypertension) que divulgue a campanha Australiana contra o sal: “DEIXE O SAL”.

«São bem evidentes os efeitos adversos do sal sobre a pressão arterial (a mais importante causa de doença cardiovascular no Mundo). É também evidente que a redução de consumo de sal baixa a pressão arterial e reduz os riscos de ataque cardíaco ou cerebral.

«Junte-se aos profissionais de saúde, indústria alimentar, organizações cientificas, consumidores, e ONGs com interesse na promoção da saúde, para lançamento desta campanha fulcral na Austrália!

«Leia sobre o consumo de sal, e saiba o que se pode fazer em dropthesalt!@george.org.au »

Lá como cá! Junte-se a nós!

12.4.07

O aborto, uma vez mais

O Tribunal Europeu decidiu ontem que o pai biológico tem direitos sobre o embrião congelado e deu-lhe até o direito de abortar (matar) essa vida, contra vontade da mãe!

Isto fez-me lembrar que, na batalha do Referendo, o sim e o não se afirmaram ambos contra o aborto e em defesa da mulher. Todavia o sim vitorioso parece querer transformar o aborto legal em liberalização total! Até o aconselhamento à mãe se quer negar!

Da vivência hospitalar de abortos clandestinos internados por complicações, recordo que as principais causas referidas eram a negação do Pai biológico (que não “falou” no Referendo), os medos face à negação dos Avós biológicos, e o desapoio total do Estado (e da Família) face aos direitos da Mãe e da Criança: aceitação, subsistência, alimentação, apoio psicológico, emprego e educação.

Países há onde um filho (ou mais um filho) se transforma em garantia de sobrevivência! Entre nós o casal pagará mais impostos…

“Se beber, vá para casa de táxi”

É um achado este prudente e interessante aviso da Antral (Metro 11/04/07)

Mais prudente ainda será a prevenção – um grupo de amigos considerar a alternativa de, em cada dia ou cada noite, um deles não beber mesmo nada, e guiar depois o carro onde vão todos os cinco.

Mesmo que abaixo dos limites legais, um pouco de álcool já perturba o condutor e os seus reflexos, e isso é vital quando, por acidente ou manobra súbita, é preciso decidir e agir muito rapidamente.

Outra medida será soprar sempre o balão à saída do bar ou da discoteca, e - na dúvida - apanhar um táxi!

9.4.07

Doenças Globais - Retirado do Editorial do DN de 4 de Abril

“A OMS identificou mais de 30 doenças que apareceram em paragens novas, nas últimas três décadas. Organismos migradores (por ex. mosquitos em contentores), transportando vírus e bactérias, conduzem essas doenças potencialmente cada vez mais mortíferas. E os 2 mil milhões de passageiros aéreos anuais demonstram que não é por falta de transporte que as doenças não se difundem”

“Meningite em Inglaterra, malária em Portugal, febre-do-nilo em Nova Iorque, são novos mapas com doenças velhas. O alerta da OMS na semana que assinala mais um Dia Mundial da Saúde parece não ser exagerado: a saúde como diz Margaret Chan, a Directora Geral, é mesmo um problema de segurança internacional”.

“Já não vivemos num mundo onde os males se combatem dentro de fronteiras. Julgá-los só dos outros porque longe é não olhar para a realidade: os outros já cá estão, para ficar ou de passagem. Entretanto, Portugal já tem 100 casos de malária por ano”.

2.4.07

O Preço da Saúde

«Somos uma nação rica, com um sistema de Saúde tecnologicamente avançado, mas a História julgar-nos-á não pelo nosso progresso científico, mas pela maneira como tratamos os nossos concidadãos mais fracos e vulneráveis».

«A sofisticação tecnológica é «irrelevante» para os pobres e para os que não possuem seguro de saúde. Se uma pessoa não pode dispor de 50 dólares por mês para comprar anti-hipertensores, pouco importa que sejamos capazes de fazer a ablação de uma arritmia auricular através da colocação de um cateter robótico magneticamente guiado».

Sem comentários reproduzo do Jornal Tempo de Medicina (2/4/07) as palavras do Presidente do Colégio Americano de Cardiologia – Steve Nissen – em frente de 30 mil especialistas! …