De Fernando de Pádua

4.6.08

Chegou o fim do Mês de Maio, Mês do Coração. Por todo o lado fervilharam campanhas e eventos locais e mensagens nas televisões, rádios e jornais e a nossa própria Fundação, cresceu com uma nova Delegação em Almodovar (terra do meu coração) e logo fez rastreios em todas as Freguesias do Concelho.

Agora temos o Euro 2008 a entusiasmar, todos quase em exclusivo (o que até pode não ser bom), contrabalançado infelizmente com tragédias mundiais, violência, acidentes em todo o Mundo e em imensos locais das nossas estradas. E os aumentos dos preços dos combustíveis e a negrura da fome também afligem toda a humanidade.

Neste quadro sombrio quase parece errado relembrar coisas boas e a saúde é uma delas. Pode não ser tudo… mas sem ela o resto é quase nada. E a vida é mesmo tudo!
Na nossa Campanha da Saúde dos Sub-20 (“Crianças Saudáveis em Famílias Saudáveis”) temos vindo a defender que Junho seja o Mês da Criança, tal como foi o Mês do Coração nos anos 80: 1º um dia, depois uma semana, por fim 1 mês. Elas merecem!

As aulas acabam, as férias desenham-se. Programem com eles umas boas férias e conversem com eles sobre objectivos que para eles são preciosos.
Dediquem-lhes pelo menos dois fins-de-semana (o 1º e o último do mês por ex.) e façam nesses dias actividades físicas ao ar livre (em conjunto), desde exercícios com e sem bola, piqueniques ou corridas à beira mar e muitas outras de que se poderão lembrar. Todas estas acções vão trazer maior bem-estar físico e psíquico e ainda reforçar os laços que já vos unem.