De Fernando de Pádua

20.1.09

SEMANA SEM SAL – 2 a 8 de Fevereiro

Sal a mais (cloreto de sódio, mas também outros sais de sódio) favorece a hipertensão e outras doenças cardiocerebrovasculares (enfarte do miocárdio e AVC).

O sódio também vem escondido em todos os alimentos enlatados! O saleiro deve desaparecer da mesa, podendo ser substituído por ervas aromáticas, que Lourdes Modesto tanto tem defendido connosco desde os anos 60.

Apesar do atraso de décadas, vale mais tarde do que nunca – deputados socialistas apresentaram no Parlamento um Projecto de Lei para reduzir o sal no pão – bem hajam!

No próximo mês de Fevereiro (de 2 a 8) apoiaremos a iniciativa do Grupo WASH, sediado em Londres, (World Action on Salt and Health) na promoção da “semana sem sal”. O mote é inteligente:

Quando me serve o café, não vem doce, eu só uso açúcar se quiser e o que quiser. O mesmo devemos fazer com o sal nas refeições: s.f.f. não me ponha sal na comida, eu é que decido se quero e quanto quero usar!Pass it on to the chef!
We don’t expect sugar in our coffee so please let us choose how much salt we’d prefer. Eating too much salt puts your blood pressure and can lead to other medical problems.NATIONAL SALT AWARENESS WEEK
February 2nd – February 8th 2009
www.actiononsalt .org.uk

O meu Mundo Português no Diário de Noticias de 12 de Janeiro

1 – A enorme esperança de todos nós no Cristiano Ronaldo, a história comovente da sua vida de superdotado infeliz por deixar a sua ilha – e o frémito de orgulho que atravessou o País inteiro ao fim do dia.

2 – A Professora Rosinda Seabra (História e Geografia), nascida em Barcelos e que acaba de ser consagrada a Professora do Ano na Austrália.

3 – Henrique Teotónio, a preparar Tese de Doutoramento na Califórnia, destacando-se mundialmente na comprovação da teoria da evolução de Darwin, ao estudar ao longo de 20 anos e de 50 gerações a adaptação genética da mosca drosophila às alterações ambientais artificialmente reproduzidas.

Como diria o nosso épico: também eles se vão da lei da morte libertando. (Não posso deixar de evocar também a brasileira Marta que nos comoveu, no mesmo dia, ao agradecer o seu 3º titulo de melhor futebolista mundial).