De Fernando de Pádua

24.4.12

Caríssimos Ontem foi Dia Mundial do Livro. Pensei sugerir-lhes a leitura destes três livros: foram escritos em jeito de missão, e gostaria de os saber presentes nas Bibliotecas ou Salas de Leitura das Câmaras Municipais e das Escolas no sentido mais lato (Primárias, Secundarias, Superiores e Universitárias) em Portugal e em todo o mundo onde há portugueses. O livro “Saber Viver ao Entardecer”, corporiza a nossa mensagem neste ano do envelhecimento ativo. “O Livro do Coração” e “Conversas no meu Consultório” têm como objetivo comum a promoção da saúde através do melhor conhecimento do nosso “motor” (o primeiro a nascer e o último a morrer) e das possibilidades de alterar comportamentos na prevenção das principais doenças cardiocerebrovasculares. Termino repetindo uma das frases lapidares que recebi dos meus Mestres: a saúde é por demais importante para estar só na mão dos médicos – cada qual tem de aprender a tomar conta da sua! Xi-Coração Fernando de Pádua

13.4.12

12 de Abril de 2012 - Quinta feira

Meus amigos e minhas amigas,



Deixem-me hoje dar-lhes notícia dum evento muito importante: o Ciclo de Conferencias que a Fundação Calouste Gulbenkian está conduzindo (Março a Dezembro) sobre o tema “O Futuro da Alimentação: Ambiente, Saúde e Economia”. Ontem 11 de Abril versou-se o tema «Alimentação: e Saúde» que me recordou a minha luta “Nós somos o que comemos” e me fez intervir: elogiei a FCG e o Jornal “Publico” pela iniciativa (que dará origem a um livro) e o painel: Tim Lang (Universidade de Londres) Henrique Barroso e Pedro Graça (Universidade do Porto) e Barbara Reis (Jornal Publico). Interessantíssimo e oportuníssimo face à epidemia da obesidade e doenças não transmissíveis.

Na sequência dum pedido final da plateia, sobre uma mensagem para «levar para casa» o Prof. Tim Lang sintetizou “eat Plants and cut meat” (comam vegetais e cortem a carne).

Pedi eu então a palavra para dizer que eu, “jovem” cardiologista, com cinquenta anos de prevenção ativa no país, me atrevia a dizer o que Professor está certo, embora eu alargasse a frase para dizer «mais vegetais e mais peixe, menos carne e menos gordura. Todavia, se tivesse que ser ainda mais sintético diria que, para lá daquelas 4 recomendações, a quinta (ou primeira) mais importante de todas, em Portugal, País de hipertensos e AVCs, deveria ser sem sombra de dúvida, cortar o sal. E recordei que apos estes anos todos, e graças à Sociedade Portuguesa da Hipertensão a nossa Assembleia da República legislou para se reduzir para 14 g/kg o sal no pão - o que é quase uma anedota (embora seja o começo). Coitados dos alentejanos que comem um kg de pão, quando o aconselhável é não exceder 5g de sal por dia!

E citei depois o caso dos ingleses, que tendo começado há meia dúzia de anos com a equipa do Prof. Mac Gregor e o grupo WASH (World Action On Salt and Health) conseguiram um acordo entre o Governo e a Industria Alimentar para uma drástica redução do sal à qual já atribuem milhares de pessoas salvas (tal como nós, em Portugal nos anos 70, quando mobilizámos o País todo pelo canal único da TV de então).

O Prof Tim Lang concordou, reforçou os elogios ao Prof. Mc Gregor e pessoalmente bateu palmas à minha intervenção (dizendo que, num cantinho dum slide, referia o sal…).

Trago-vos esta informação com 3 objetivos

1 – Assinalar a enorme importância do tema Alimentação Saudável (que alias foi a inspiração da Feira da Alimentação no projeto “Almodôvar o Concelho mais Saudável”, parceria da Câmara Municipal de Almodôvar e da nossa Fundação Professor Fernando de Pádua, que a Fundação Calouste Gulbenkian quis apoiar e financiar)

2 – Reafirmar naquele local e para aquela tão importante plateia, a importância do sal na Hipertensão e no AVC em Portugal, acentuando que o Prof. Tim Lang recordara também o binómio alimentação e exercício físico.

3 – Informar que foi dito que as iniciativas podem e devem partir, nos dias de hoje, dos verdadeiros “países pequenos” que são as autarquias, com o seu poder e as ferramentas disponíveis, que incluem até as escolas, os professores e as crianças!!

Espero conseguir inspirar a todas as ideias novas e ajudar a mobilizar as nossas comunidades, em Portugal e onde quer que existam portugueses pelo mundo fora!!!

9.4.12

7 de Abril - Dia Mundial da Saúde

Este ano, o dia foi dedicado, na Europa, ao envelhecimento ativo e à solidariedade entre as gerações.
Amigas e Amigos de Almodovar
Dia 7 de Abril é o dia Mundial da Saúde. Em 1972, celebrando esse dia, então dedicado à Hipertensão, iniciei as campanhas públicas para o diagnóstico e terapêutica da hipertensão arterial, que se transformaram depois numa verdadeira Luta Nacional contra a Hipertensão.
O simples ato de medir a tensão arterial, e promover a difusão do seu conhecimento e de outras medidas a respeito do tabaco, da alimentação, do sal, do álcool, da atividade física e do stress (primeiro nos jornais e depois na TV) foram suficientes para que em poucos anos se tivesse reduzido, de forma espectacular (em quase um terço), as mortes por AVC (Acidente Vascular Cerebral) e por ataque do coração (enfarte do miocárdio) – milhares de pessoas salvas em cada ano!
Neste dia de hoje peço diretamente a vossa ajuda – de cada um e de todos - para procurarmos prolongar a vida (ativa!) dos nossos idosos (maiores de 65), para não deixar piorar os almodovarenses de meia-idade (20 aos 65), ao mesmo tempo que ensinamos a todos os sub-20 a defenderem a sua própria saúde, ao longo dos anos de juventude (por si e com a ajuda dos mais velhos – pais e avós!).
Peço pois a todos os habitantes deste Concelho (que se quer o mais saudável) que se comportem consigo próprios, com a sua família e com os amigos, de forma a que cada um queira e possa iniciar – a partir de hoje (se ainda o não fez) - a sua luta pessoal e coletiva – todos juntos – pelo envelhecimento saudável e ativo adoptando a “cartilha” da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (ver as mensagens de 19 e 20 de Janeiro).
”Vista a camisola” e escolha pelo menos duas das vogais, para começar já.

Alimentação saudável – junte verduras, e reduza o sal e gorduras no prato, e coma pelo menos 2 peças de fruta por dia.
Exercício físico regular – passeie a pé, todos os dias, meia hora – por exemplo ir duas vezes da Praça da República ao Convento. e voltar.
Inibir de fumar: pare, pare já, cheio de força de vontade (é o mais importante para conseguir parar, e continuar sem fumo!).
Omitir o sal na mesa: retire o saleiro e reduza (aos poucos) o sal na cozinha.
Uma consulta por ano: fale com o seu médico sobre as vacinas dos filhos ou netos, sobre o seu próprio peso e cintura abdominal, e sobre o colesterol, açúcar no sangue e hipertensão arterial. Lembre-se de que o seu médico é o seu melhor amigo!
Xi-Coração e envelhecimento ativo, cheios de energia e a começar nos primeiros anos!!!
Fernando de Pádua

2.4.12

Dia do Acidente Vascular Cerebral - 31 de Março (Sábado)

Falámos atras de alimentação e como ela pode contribuir para as doenças do coração (ou, melhor dizendo, cardiocerebrovasculares, porque falamos do coração, do cérebro e de outros vasos (artérias) noutros pontos do organismo, por exemplo os membros inferiores.

Como dia 31 é o dia do acidente vascular cerebral, vem a propósito falar aos amigos almodovarenses nesse tema.

O acidente vascular cerebral é uma doença em que uma artéria do cérebro se rompe, e o sangue sai e comprime ou infiltra essa zona do cérebro, ou a artéria entope por um coágulo de sangue e a zona que deveria ser irrigada fica também inutilizada por não chegar lá o sangue e o oxigénio.
O AVC é a principal causa de morte em Portugal e por isso é tão falado.

A principal causa, que está por detrás dessa destruição ou obstrução das artérias do cérebro, é a hipertensão arterial. Esta por si tem também varias causas possíveis mas, para além de lesões numa artéria do rim ou tumores das glândulas suprarenais ou da hipófise, ainda há a coartação da aorta, ou abuso de alguns remédios (incluindo por vezes a pilula anticoncecional). Já a principal causa na génese ou o no agravamento de qualquer hipertensão arterial, parece ser o consumo abusivo de sal conjugado com excesso de peso (doces, gorduras, e calorias a mais e exercício a menos), com colesterol a mais no sangue, diabetes, (açúcar a mais no sangue), álcool exagerado e stress excessivo, e fumo de tabaco.
Mais uma vez o estilo de vida saudável (sem tabaco, pouco álcool, alimentação corrigida, sobretudo pouco sal, atividade física diária e evitar ou cooptar o stress) são mandamentos primordiais para a manutenção da boa saúde e prevenção das doenças cardiocerebrovasculares com destaque para o AVC.
Se tem a tensão elevada fale com o seu médico, aceite estudar os pormenores do seu caso (sobretudo se tem mais casos na família), e comece a prevenção nos seus jovens ainda em pequenos, na 1ª década da vida.
Lembre-se dos seus números – altura, peso, perímetro abdominal e índice de massa corporal, tensão arterial, colesterol e açúcar no sangue!
São essenciais para uma boa prevenção na viagem da sua vida.
Aprenda a cuidar de si!
Xi-coração
Fernando de Pádua