DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO
Se for à sua Farmácia dê uma espreitadela ao ecrã de televisão que existe em quase todas – temos lá uma mensagem para si neste Dia do Coração!
De Fernando de Pádua
Se for à sua Farmácia dê uma espreitadela ao ecrã de televisão que existe em quase todas – temos lá uma mensagem para si neste Dia do Coração!
Hoje Domingo, 30/09, é o Dia Mundial do Coração. Façamos dele, o dia do coração das nossas crianças. Temos vindo há meses a preparar um projecto que lançamos hoje: CINDI Sub 20 – “Crianças Saudáveis em Famílias Saudáveis”. É um programa de promoção da saúde e prevenção de doenças não transmissíveis, e melhor qualidade de vida, para crianças e jovens dos 0 aos 19 anos de idade.
Domingo é Dia Mundial do Coração. Com tantas campanhas todos os anos, estamos já todos muito bem informados sobre tudo o que é preciso fazer para preservar, ou recuperar, a saúde do coração. Mas … faça-o já, hoje ou amanhã!
Ao recordar esse órgão maravilhoso que nos mantém vivos, e as artérias que dele partem levando a todo o organismo o oxigénio e os nutrientes, todos os “Amigos da Saúde e Apoiantes da Fundação Professor Fernando de Pádua” já sabem como evitar as doenças cardiocerebrovasculares porque há décadas que criámos, com a sociedade e a Fundação Portuguesa de Cardiologia, o Mês do Coração para todo o nosso Portugal.
Insisto sempre em dizer: as doenças cardiocerebrovasculares melhoraram espectacularmente em Portugal nestas três últimas décadas! Nos anos 80 a melhoria foi estrondosa – até aí, quase não havia prevenção e os meios de comunicação social, com grande destaque para a TV, levaram o seu conhecimento (hipertensão arterial, colesterol, tabaco) a todos os cantos do nosso País. Todavia, acabaremos todos por morrer… sobretudo pelo coração, mas estamos morrendo anos mais tarde, e com anos melhor vividos.
Porquê este impulso? Que mais dizer sobre ele? Pouco frequentador de Ópera sempre me deliciei, desde pequeno, com as áreas, e nisso Pavarotti foi Mestre!
O alcoolismo nunca foi um sector prioritário – lamentou o Prof. Aníbal Fonte no V Simpósio sobre perturbações afectivas (Notícias Medicas 05.09.07).
Em boa hora vi hoje (05.09.07), no Programa do Daniel Oliveira na RTP 1 “Só Visto” , a Cláudia Borges (do programa “Centro de Saúde”) e a Marta Leite Castro (do programa “Só Acontece aos Outros”).
Li no DN (10.09.07) que um estudo “inédito” da Sociedade Brasileira de Cardiologia revelou que metade da população do Brasil não pratica actividade física. Começámos nós muito mais cedo, pois já o CINDI-Portugal revelara, em 1987, que os sedentários em Portugal eram perto de 90%.
Primeiro foi Nelson Évora com medalha de ouro no Campeonato do Mundo de Triplo Salto em Osaka, e depois a pequena Vanessa Campeã Mundial de Triatlo em Hamburgo. O nosso Hino ouvido, e o nosso País falado, em todo o Planeta! E que dizer das façanhas de Obikwelu, Neide Gomes, Tiago Pires aqui na Ericeira, equipas de Futsal e da Vela, e agora cinco equipas de Futebol na Liga dos Campeões e na UEFA?!
Uma vez mais encontro a imagem que a APSI (Associação para a Promoção e Segurança Infantil) fez publicar nos periódicos (hoje 2.9.07 Noticias Magazine): um urso de peluche deitado ao de cima da água de boca para baixo – se fosse uma criança teria morrido silenciosamente afogada.