De Fernando de Pádua

28.9.07

DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO

Se for à sua Farmácia dê uma espreitadela ao ecrã de televisão que existe em quase todas – temos lá uma mensagem para si neste Dia do Coração!

O DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO E OS SUB 20

Hoje Domingo, 30/09, é o Dia Mundial do Coração. Façamos dele, o dia do coração das nossas crianças. Temos vindo há meses a preparar um projecto que lançamos hoje: CINDI Sub 20 – “Crianças Saudáveis em Famílias Saudáveis”. É um programa de promoção da saúde e prevenção de doenças não transmissíveis, e melhor qualidade de vida, para crianças e jovens dos 0 aos 19 anos de idade.
É aí que tudo começa! Na concepção, ano zero, começa a vida, na infância criam-se hábitos (bons e maus), na adolescência descobre-se todo o mundo, e os jovens adultos integram-se na Universidade ou no trabalho, ou talvez criem família. E de repente podem estar doentes quase sem dar por isso.
A Fundação Professor Fernando de Pádua lança hoje esse ambicioso projecto:”Crianças Saudáveis em Famílias Saudáveis”. Esperamos obter e dar muitas ajudas para ajudar as nossas crianças, dos 0 aos 19 anos de idade (os SUB 20), a prepararem uma vida activa, saudável e com melhor qualidade (até aos 120?...).

27.9.07

DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO

Domingo é Dia Mundial do Coração. Com tantas campanhas todos os anos, estamos já todos muito bem informados sobre tudo o que é preciso fazer para preservar, ou recuperar, a saúde do coração. Mas … faça-o já, hoje ou amanhã!
Tome uma decisão boa para si e para todos os seus mais próximos:
- pare de fumar (ou conquiste mais um amigo ou familiar para ser não fumador),
- reduza mais o sal da alimentação (e convença o seu restaurante a fazê-lo)
- e comece amanhã a fazer o seu passeio diário, 30 min. a pé, em marcha rápida.
O seu coração agradece, prolongando-lhe os dias, e os anos, de vida saudável e activa!
P:S. – E coma uma maça todos os dias!...

26.9.07

DIA 30 É DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO!

Ao recordar esse órgão maravilhoso que nos mantém vivos, e as artérias que dele partem levando a todo o organismo o oxigénio e os nutrientes, todos os “Amigos da Saúde e Apoiantes da Fundação Professor Fernando de Pádua” já sabem como evitar as doenças cardiocerebrovasculares porque há décadas que criámos, com a sociedade e a Fundação Portuguesa de Cardiologia, o Mês do Coração para todo o nosso Portugal.
Todavia, para não nos juntarmos todos a querer fazer uma revisão completa ao mesmo tempo (lá se entupia o Serviço Nacional de Saúde) peço a todos aqueles que me lêem que escolham fazer os seus exames anuais no mês em que fazem anos: de Janeiro até Dezembro um deles é O SEU Mês do Coração.

24.9.07

OS SUB 20 E O DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO (30/09/2007)

Insisto sempre em dizer: as doenças cardiocerebrovasculares melhoraram espectacularmente em Portugal nestas três últimas décadas! Nos anos 80 a melhoria foi estrondosa – até aí, quase não havia prevenção e os meios de comunicação social, com grande destaque para a TV, levaram o seu conhecimento (hipertensão arterial, colesterol, tabaco) a todos os cantos do nosso País. Todavia, acabaremos todos por morrer… sobretudo pelo coração, mas estamos morrendo anos mais tarde, e com anos melhor vividos.

Temos de reconhecer contudo que recomeçámos a falhar. Os erros de alimentação mais recentes, e a falta de actividade física diária, incrementaram a obesidade, a diabetes e a hipertensão e demais doenças cardiovasculares.

É preciso começar mais cedo: os estilos de vida, correctos ou não, consolidam-se na infância: por isso temos de nos debruçar mais sobre os primeiros anos e começar aí a prevenção!!! Para isso criámos o nosso Projecto SUB 20.

18.9.07

LUCIANO PAVAROTTI: 1935-2007

Porquê este impulso? Que mais dizer sobre ele? Pouco frequentador de Ópera sempre me deliciei, desde pequeno, com as áreas, e nisso Pavarotti foi Mestre!

Apreciei imenso que o “Tenor mais mediático do Século XX” quisesse levar a Ópera a todo o Mundo (globalizando-a a despeito dos puristas). E enterneceu-me vê-lo a roubar um camarão à Princesa Diana num jantar formal (“lá em casa éramos muitos e isto era natural…”).

Os seus concertos grátis para as multidões (com Plácido Domingo e José Carreras), os espectáculos “Pavarotti and Friends”, em favor das crianças da guerra (misturando-se com a cultura pop - Bono, Sting e Elton Jones - e o seu cargo de Mensageiro de Paz das Nações Unidas, completam o meu retrato do Homem.

CINDI SUB 20 – ALCOOLISMO

O alcoolismo nunca foi um sector prioritário – lamentou o Prof. Aníbal Fonte no V Simpósio sobre perturbações afectivas (Notícias Medicas 05.09.07).

E se os problemas ligados ao álcool são recordados nos nossos Conselhos do Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva (D. cardiocerebrovasculares, cirrose, psicoses, violência, acidentes de trabalho) a verdade é que são constantemente esquecidos! E que dizer dos acidentes de transito, pois todos os dias vejo noticias de multas por excesso incrível de álcool no sangue e o culpado sai ileso sem sequer lhe ser retirada a carta de condução!

Há que retomar o tema na sua tremenda dimensão em Portugal – e neste momento em que não há festa de estudantes ou noite de parodia que não acabe em bebedeira, tantas vezes assassina, condução, violência, coma, há que recordar a todos os jovens, que no alcoolismo como no tabagismo, o vicio adquirido é crónico, e a abstinência não garante a remissão.

14.9.07

FALAR COM AS CRIANÇAS (CINDI SUB 20)

Em boa hora vi hoje (05.09.07), no Programa do Daniel Oliveira na RTP 1 “Só Visto” , a Cláudia Borges (do programa “Centro de Saúde”) e a Marta Leite Castro (do programa “Só Acontece aos Outros”).

Em linguagem escorreita e perceptível para todos, a Cláudia, depois de falar da cegueira na Índia e do prémio da Fundação Champalimaud, insistiu, uma e outra vez, que as criancinhas têm que aprender muitas coisas por si próprias, e não só, p. ex., ensinar a lavar os dentes, é preciso falar-lhes sobre exercício físico e porquê, ou explicar o papel de alimentação, e depois sem proibições (como ela com os próprios filhos), deixá-los fazer uma asneira hoje e muito juízo nos outros dias, sabendo os porquês para optarem pelas boas decisões!

Por seu lado a Marta (até se emocionou!) contou como foi ao Alcoitão, e em vez de fazer uma festa para os doentes, entrevistou jovens paraplégicos, pedindo para contarem a tragédia do seu acidente, e dizerem como a vida (que não perderam) ficou tão dolorosamente inutilizada (manobra perigosa? álcool no sangue? culpa de outros?). Aconteceu, pode acontecer a qualquer um, sobretudo se esquecerem a prevenção!
Em hora de grande audiência, aconteceu serviço cívico!

13.9.07

ACTIVIDADE FISICA (CINDI SUB 20)

Li no DN (10.09.07) que um estudo “inédito” da Sociedade Brasileira de Cardiologia revelou que metade da população do Brasil não pratica actividade física. Começámos nós muito mais cedo, pois já o CINDI-Portugal revelara, em 1987, que os sedentários em Portugal eram perto de 90%.
Todavia … vinte anos passados sobre esse aviso ainda somos mais de 60%!!!. Temos de começar muito mais cedo na idade, isto é, explicar às nossas crianças porquê é tão importante fazer exercício, não fugir à ginástica (bem pelo contrário) e pais, e filhos, e seus amigos, juntarem-se ao fim de semana para fazer um desporto em brincadeira: passeio de bicicleta, jogos de bola, natação, corrida, o que mais gostarem.
Excesso de peso, obesidade, diabetes, hipertensão, etc. poderão estar à espera, se o não fizerem. E é tão bom jogar em conjunto!...

4.9.07

CINDI SUB 20 – CAMPEÕES

Primeiro foi Nelson Évora com medalha de ouro no Campeonato do Mundo de Triplo Salto em Osaka, e depois a pequena Vanessa Campeã Mundial de Triatlo em Hamburgo. O nosso Hino ouvido, e o nosso País falado, em todo o Planeta! E que dizer das façanhas de Obikwelu, Neide Gomes, Tiago Pires aqui na Ericeira, equipas de Futsal e da Vela, e agora cinco equipas de Futebol na Liga dos Campeões e na UEFA?!

Acreditem que estou vaidoso!

Dois comentários quero todavia acrescentar a este súbito impulso:

1 – Uma homenagem para estes e tantos, tantos outros, que fazem do desporto a grande razão de ser das suas vidas, pois que por trás do êxito dum momento estão sempre muitos anos de esforço, e até sacrifícios, desde tenra idade.

2 – Um aviso a todos – não brinquem com o fogo e não fujam dos exames médicos! É muito pesada a multa se se esquece a inspecção do carro, mas se este for para a sucata sempre se compra outro; todavia, se for consigo mesmo … ninguém “fabrica” outra pessoa igual!

CINDI SUB 20 – AS PISCINAS

Uma vez mais encontro a imagem que a APSI (Associação para a Promoção e Segurança Infantil) fez publicar nos periódicos (hoje 2.9.07 Noticias Magazine): um urso de peluche deitado ao de cima da água de boca para baixo – se fosse uma criança teria morrido silenciosamente afogada.

Em apoio à iniciativa transcrevo textualmente o impressionante aviso:

“O afogamento é a 2ª causa de morte acidental nas crianças. Ocorre em ambientes familiares como a banheira, lago de jardim, poço, tanque de rega, rio, praia ou mesmo baldes e alguidares. Não espere ouvir barulho. A criança não esbraceja, nem grita quando cai à água: afoga-se em silêncio absoluto. É um drama que começa num segundo e acaba em poucos minutos”.

Corolário: todas as piscinas devem ter protecções que não permitam que um bebé, a gatinhar, caia para dentro de água. E papás… nunca as percam de vista!